Professor reflexivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I. REFLEXÃO INTRODUTÓRIA

Há alguns anos atrás, o professor considerado ideal era aquele que cumpria na perfeição as medidas impostas pelas orientações curriculares uniformes e centralistas.
Confesso que desde a minha infância nunca tive o prazer de desfrutar de um método de ensino que não fosse unicamente o transmissivo e em que os alunos eram meros reprodutores do conhecimento. Apenas noestágio supervisionado e talvez no último ano curricular da minha licenciatura me foi dado a conhecer que os alunos também devem ter um papel activo no processo de ensino – aprendizagem.
È com o surgimento da sociedade de informação e da globalização do conhecimento, bem como da escolarização de massas que começou a entrar em crise o paradigma educativo anterior e que começou a emergir umoutro, que considerava que a teoria – prática reforça a concepção de currículo não como produto mas sim como processo. “Enquanto processo, define-se como proposta que pode ser interpretada pelos professores de diferentes modos e aplicada em contextos diferentes” (J. Pacheco, 1996 apud J. Nunes, 2000:6).
Actualmente, assistimos a uma transição metamórfica do professor técnico “que pode ser definidocomo se ensinar bem seja equivalente a eficiente performance que permite atingir fins que foram prescritos por outros” (J. Halliday, 1998:597) para o professor reflexivo que reformula continuadamente os meios e os fins da prática reflexiva. Segundo J. Halliday (1998:598) “esta prática reflexiva parece sugerir que ser professor é uma actividade moral na qual é importante reflectir constantementesobre o tipo de pessoas que os professores são, o tipo de teorias e crenças que possuem e dos constrangimentos que lhes são colocados”.
Deste modo, a reflexão é talvez um dos objectivos apontados como essenciais na formação de professores. Actualmente penso que a reflexão é o conceito mais utilizado por educadores, formadores de professores e investigadores educacionais. Em qualquer temáticarelacionada com a educação é comum recorrer-se à reflexão como pilar estruturante.
Um dos motivos pelo qual me decidi debruçar sobre este tema relaciona-se com o facto de me fascinar bastante a formação inicial de professores, sobretudo a fase do estágio supervisionado, talvez devido ás boas raízes que existem em mim referentes a essa altura e que despertam a necessidade de me formarcontinuadamente, de ser cada vez mais uma profissional reflexiva.
O professor reflexivo é segundo J. Nunes (2000:9) uma “maneira de estar na profissão”, ou seja, é uma maneira de ser professor.
Na minha opinião a “construção” de um professor reflexivo não é algo fácil de se conseguir uma vez que não é nada que se aprenda tipo receituário, mas sim que se vá adquirindo continuadamente, e para o qual sejanecessário um elevado espírito crítico, de abertura, de aceitação e introspecção, bem como intuição e emoção.
Com este pequeno trabalho procuro de certo modo tentar esclarecer o que é ser um professor reflexivo uma vez que após várias leituras (sendo K. Zeichner o autor que mais me fascinou, tendo-o por isso citado com frequência) e vários contactos com outros profissionais me foi dado aconstatar que existe uma enorme confusão que se gerou em torno do seu significado, o que pode de certo modo contribuir para a perda de crédito em torno dos investigadores de educação, formadores de professores e professores. Procurarei também, na fase final do meu trabalho, fazer de uma forma muito suave, pouco pormenorizada mas de certo modo elucidativa pontes de ligação entre reflexão e a formaçãoinicial de professores uma vez que (como já referi anteriormente) é um tema que me desperta particularmente interesse e que poderá quem sabe funcionar como propósito para uma futura dissertação.


























II. PROFESSOR REFLEXIVO


A reflexão implica a imersão consciente do Homem no mundo da sua experiência, num mundo carregado de conotações, valores,...
tracking img