Professor: mediador do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A história da educação brasileira é fácil de ser compreendida, pois evoluiu em rupturas marcantes e notórias.
Podemos notar que com achegada dos portugueses ao território brasileiro houve a primeira grande ruptura na educação, visto que os portugueses trouxeram consigo o modelo de educação europeia sem levar em consideração o modelopróprio de educação que os indígenas tinham. Ressaltando que a educação dos índios não era repressiva ao contrario do modelo educacional europeu.
Com a chegada da companhia de Jesus alémda moral, os costumes, a religião veio também os métodos pedagógicos e esses métodos funcionaram 210 anos onde após esse tempo veio uma nova ruptura na educação com a expulsão dos jesuítas pelomarquês de pombal. E o que vemos após a expulsão dos jesuítas foi a instalação do caos pois pois em termos de educação tinhamos uma estrutura. com a vinda da familia real para o Brasil houve uma novaruptura, ou seja de acordo com a evolução da sociedade mexia-se no plano educacional de ensino como acontece até os dias atuais. De acordo os avanços da sociedade a escola tambem muda. E é de sumaimportancia que a escola esteja conectada
PROFESSOR: O MEDIADOR DO CONHECIMENTO
Ao que se refere a educação o Brasil tem passado por mudanças principalmente ao acesso do ensinopublico uma vez que no passado era privilegio da elite.
Com relação ao acesso da população brasileira ao ensino publico tem ocorrido significativas mudanças uma vez que no passado eraprivilégio da elite. A história da educação brasileira é marcada pelo descompasso entre a demanda social da educação e a qualidade de ensino. No fim do século XIX o ensino publico no Brasil era fortementeinfluenciado pelas ideias republicanas.
Todavia ao iniciar-se o período republicano, a situação da instrução popular não era das mais alentadas. Com uma população de 14 milhões de habitantes no...
tracking img