Portifolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO - CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS


Um profissional de qualquer área poderá vir a tornar-se um consultor em gestão de pessoas, pois, muitos já trabalham ocupando posição estratégica na organização e precisa valer-se da especialização e experiência nesta área. É por isso que hoje vamos muitos profissionais de áreas distintas ao RH, ocupando posição estratégica em gestão de pessoasnas organizações.
Isso faz com que o administrador, sobretudo o que atua ou atuará em organizações de grande porte, precisem conhecer estes segmento da gestão de pessoas.
O papel de consultor em gestão de pessoas seja ele em sua vertente técnica, seja na estratégica, não é mais requisito da área de pessoal. A consultoria em Gestão de Pessoas é exercida por diversos profissionais comconhecimento em nível especialista e com a postura requerida para esta função, seja dentro ou fora da empresa. Assim podemos dizer também que o gestor de pessoas poderá tornar-se um profissional consultor interno ou externo á organização que atua. Isto quer dizer que o consultor de gestão de pessoas pode atuar dentro da organização, em posição estratégica para ajudar a diretoria no alcance deresultados e desempenho da equipe, além da busca pela satisfação dos clientes.

O PERFIL DO CONSULTOR


É exigida do gestor de pessoas, uma postura diretamente relacionada ao seu perfil cognitivo e cultural, no seu sentido mais amplo. A educação familiar e formal adquirida ao longo de sua vida delineia um conjunto de valores que alavanca a exteriorização de suas atitudes,identificando-o numa escala de zero a infinito – num determinado e único ponto da escala. Por exemplo, como cada pessoa é única, podemos, ser vistos como alguém polido, calmo e didático ou como alguém agitado, nervoso e de pavio curto. Podemos ser diplomáticos, planejadores e negociadores ou do tipo anarquista, prático e orientativo. Há posturas de mando e de mandado, de líder e de chefe, mecanicista ehumanista, racional e emocional, etc.
A figura do consultor em gestão de pessoas surgiu recentemente e não se encontra comumente um administrador de empresas dedicado exclusivamente a prestar assessoria organizacional na área de RH como um todo. O próprio mercado não está habituado à contratação de consultores em gestão de pessoas, pela sua característica própria de cultura.
Vê-se assimnormalmente, consultores especializados em programas específicos, como remuneração variável, cargos e salários, treinamento operacional e desenvolvimento gerencial, planejamento estratégico, recrutamento e seleção, saúde e segurança do trabalho cultura organizacional, dentre outros.
Atualmente o para esse cargo pede um profissional preferencialmente graduado com especialização em RH, visãoholística, perfil de planejador estratégico e com estilo de liderança situacional. Deve ter não somente a formação humanista, mas também ser dotado de uma empatia profunda para estabelecer relações proveitosas tanto com os executivos da empresa como com os trabalhadores de chão de fábrica.
Notadamente, este cargo quando parte da organização na condição de um consultor interno, posiciona no topoda gerência ou diretoria de RH, ou quando em consultoria externa, no topo do organograma da organização.
Quanto ás habilidades , competências e atitudes esperadas de um consultor, destaca-se que ele deve ser – FGV-2005:
• Observador atento e discreto – a fim de conhecer, com a maior precisão e objetividade possíveis, uma determinada realidade organizacional, sem mostrar-seindevidamente invasivo:
• Empático – além de simpatia, cordialidade e sensibilidade no trato interpessoal, deve estar emocionalmente aberto para novas relações.
• Excelente ouvinte – para compreender as motivações humanas, seus interesses, as diferenças entre as pessoas e a natureza e a complexidade das relações.
• Flexível emocionalmente – para conviver bem com as...
tracking img