Producao de biopolimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção de Biopolímeros

Alberto André R. Drummond
Profª.: Maria Antonieta P. Couto Profª.: Andréa Medeiros Salgado Profª.: Eliana Alhadef Prof.: Ney Pereira Junior Profª.:Verônica Ferreira

Fundamentos de Engenharia Bioquímica Escola de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro

Definição
Biopolímeros são materiais fabricados a partir de Fontes Renováveis ( soja, milho,cana-de-açúcar , celulose, quitina, quitosana, soro de leite, etc.) que têm importância estratégica para o futuro, principalmente quando utilizam “energia renovável em todo seu ciclo de vida”,podem ser biodegradáveis e biocompatíveis,o que lhes conferem vasta gama de aplicações.

Porque Produzir Biopolímeros?
A biodegradação não é apenas o resultado de uma simples ação de microorganismos e as diversascondições nas quais eles atuam estão relacionadas com todas as características do meio. Temos a fotodegradação , a degradação química natural e vários outros fatores ambientais atuando em conjunto. Nem sempre um plástico biodegradável representa uma escolha ecologicamente correta. Para que um produto seja biodegradável, ele precisa completar o processo de sua decomposição no máximo em um períodode 6 meses à 1 ano.

Biodegradáveis Biocompatíveis Podem ser produzidos a partir de alguns efluentes industriais, principalmente das industrias alimentícias Questões Ambientais Ampla faixa de aplicações e propriedades Os custos de sua produção vem diminuindo muito com o atual interesse no setor ambiental e de novas tecnologias disponíveis. Aplicações específicas no setor de biomateriais enanotecnologia vem elevando muito seu valor comercial .

ciclo natural do carbono

A REVALORIZAÇÃO NO PÓS-CONSUMO DE BIOPOLÍMEROS DEVE SER FEITA POR MEIO DE RECICLAGEM MECÂNICA (p.ex. papel, cartão, etc.), RECICLAGEM ENERGÉTICA (p.ex. bagaço da cana) OU POR COMPOSTAGEM (p.ex. resíduos de alimentos)
EM ATERROS, OS PLASTICOS BIODEGRADÁVEIS, PRODUZEM GASES COM EFEITO ESTUFA (CO2, Metano...) COMDESPERDÍCIO DO VALOR ENERGÉTICO. Se o plástico for de fonte renovável o CO2 é renovável mas o Metano não é (com efeito estufa 23 vezes maior).
A combustão de biopolímeros leva a CO2 renovável ,mas sua decomposição natural pode levar a metano ,cuja reabsorção natural é mais lenta ,podendo causar problemas ambientais caso em quantidades excessivas. Alem disto estes materiais contem plastificantes eaditivos que podem possuir algum efeito tóxico .

O uso de plásticos biodegradáveis não exclui a necessidade de reciclagem e uso racional consciente .O descarte direto na natureza destes materiais podem também levar a problemas ambientais.

Os biopolímeros apresentam propriedades que os tornam úteis em aplicações mais nobres

Parte do CO2 de fonte não renovável se acumula na atmosferaCO2 + H2O

Incineração

Geração de Energia

ATMOSFERA
Aterro Sanitário

Fotossíntese

O CO2 derivado de fontes renováveis é renovável
•Cana de Açúcar •Extrato de Soja •Efluentes da Indústria de alimentos •Resíduos Agro industriais •Soro de Leite •Amido e Resíduos Vegetais ( fibras, etc. ) •Outros

Reciclagem

Descarte Coleta Seletiva

Uso

Preparação de Derivados (monomeros) &Controle de Qualidade

Petróleo

Refinaria

Distribuição e Comércio

Preparação e Tratamento da Matéria Prima

Síntese Fabricação Polímero

Fabricação de Bens de Consumo

Fermentação Processamento / Formulação

Separação / Purificação

Formulação

Poliamida

PLÁSTICOS A PARTIR DO AMIDO
Os Compósitos com amido e fibras vegetais tem apresentado excelentes propriedades eabrindo novos campos de aplicações , tais como nas industrias automobilísticas , de utensílios domésticos ,etc.

O amido se destaca pela sua disponibilidade ,biodegradabilidade ,baixo custo, e excelente desempenho.

Potes produzidos com PHB ,onde se observa um ao natural (cor âmbar ) e o outro pigmentado

Estrusora Industrial utilizada na produção de a base de biopolímeros.

artefatos...
tracking img