Conformismo e resistencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAUI, Marilena. “Introdução como de Práxis” e "Ainda o Nacional e o Popular". In: Conformismo e Resistência - aspectos da cultura popular no Brasil. 6a Ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

Oconceito de cultura para Marilena Chauí diverge de como a cultura era compreendida na ótica iluminista. No o Iluminismo, a cultura é uma forma de avaliar o quanto uma sociedade é civilizada. Desta forma acultura passa a ser percebida como um conjunto de práticas artísticas, científicas, filosóficas, etc., que permitem a existência de uma hierarquização dos valores de cada indivíduo ou classe nasociedade. Assim a cultura passa a ser associada ao progresso: “avalia-se o progresso de uma civilização pela sua cultura e avalia-se a cultura pelo progresso que traz a uma civilização”. (CHAUI, 2006,p.130). O modelo que servia como referência aos iluministas era o da cultura capitalista da Europa Ocidental. Este parâmetro era utilizado como forma de “avaliação e hierarquização dos regimes políticos eclasses sociais, legitimando os processos de dominação e exploração.” (CHAUI, 2008, P. 53).
Tratando das concepções de cultura nas obras de Chauí, é possível compreendê-la como algo próprio do serhumano, é como o conjunto de atividades e costumes humanos que tem ligação com o meio em que ele vive. Nas palavras da autora:

“Em sentido amplo, Cultura é o campo simbólico e material das atividadeshumanas [...] Em sentido restrito, isto é, articulada à divisão social do trabalho, tende a identificar-se como pose de conhecimentos, habilidades e gostos específicos, com privilégios de classe, eleva à distinção entre cultos e incultos de onde partirá a diferença entre cultura letrada-erudita e cultura popular.” (CHAUI, 1996, P.14)

Abordando a cultura popular, Chauí ressalta as diferençasculturais, a importância de perceber a pluralidade cultural de cada sociedade, e o quanto os “dominados” vivem em constante e dinâmica interação com a estrutura social e a cultura dominante e não...
tracking img