Processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 2

CAPÍTULO 2
O QUE REALMENTE SÃO PROCESSOS? 2.1 Contextualizando
No primeiro capítulo deste livro-texto, você viu que as civilizações antigas e organizações desde seus primórdios já buscavam algum tipo de melhoria nos métodos de produção, e sempre com o foco no aumento da produtividade e qualidade. Com o surgimento da Administração científica e das Escolas administrativas, váriosestudos foram feitos e documentados, demonstrando que muitos fatores auxiliam na produtividade, desde a adaptação do homem à máquina (Escola Clássica), passando pela adaptação da máquina ao homem e fatores de incentivos, estímulos e motivacionais (Escola de Relações Humanas), bem como a inserção de fatores ambientais. Agora neste capítulo, você estudará os conceitos de processos e a sua relevânciapara as organizações. Estudar processos é importante porque em todas as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, sejam prestadoras de serviços ou fabricantes de bens, sejam empresas da área de tecnologia ou saúde, os processos estão presentes (formal ou informalmente) e são fundamentais para o desempenho da organização no ambiente competitivo dos dias de hoje. Portanto, neste capítulo,pretendemos que você atinja os seguintes objetivos: • conceituar processos e gestão de processos; • identificar as principais características dos processos; • entender a importância dos processos para as organizações nos dias atuais, em busca da melhoria da produtividade.

Gestão de Processos

35

Capítulo 2

2.2 Conhecendo a teoria
As Escolas da Administração científica estudadas no capítuloanterior permitiram entender o avanço das organizações. As Escolas Clássica e de Relações Humanas, por exemplo, estudaram componentes importantes para obtenção de uma melhor produtividade. O homem e sua motivação para produção foi um deles. Mas as organizações são muito mais complexas, pois fatores externos e internos que se interconectam influenciam na sua performance. Veja o exemplo de uma empresaque possui todo o seu processo produtivo baseado na compra de matéria-prima em dólar. No momento que o dólar variar devido, por exemplo, a novas regras do Governo Federal, os custos da organização também sofrerão variações, podendo gerar um aumento no produto final e uma maior dificuldade de comercialização. Este é um exemplo de um fator externo que acaba influenciando radicalmente a produção.Outro exemplo, agora interno: a má informatização da empresa, a falta de informação correta e confiável pode dificultar o processo de tomada de decisão dos gestores, gerando uma falta de agilidade da empresa no ambiente competitivo. Para alguns estudiosos as organizações devem ser estudadas como um todo, e com esse enfoque, a Escola Sistêmica direcionou a análise do pesquisador para o todo (toda aempresa e o ambiente na qual está inserida), ou seja, para as relações entre as partes que se interconectam e interagem orgânica e estatisticamente (DI SORDI, 2008). Essa interconexão e interação entre as partes da empresa resultam em processos que estão presentes nas organizações. Segundo Gonçalves (2000, p.7), “todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo”. Alémdisso, todos os produtos/bens ou serviços ofertados pelas empresas fazem parte de algum processo empresarial, resultando sempre em um produto/bem ou serviço. Assim, gerir os processos é uma forma de gestão dos negócios que hoje é uma alternativa de solução para os problemas atuais da gestão globalizada (DAVENPORT, 1994; DI SORDI, 2008; GONÇALVES, 2000).

36

Gestão de Processos

Capítulo 2De acordo com Monteiro (2006), as organizações direcionadas para processos de negócios possuem uma estrutura horizontalizada, onde o foco no cliente é a sua característica principal, e os gerentes hierárquicos (na estrutura matricial) são substituídos pelos responsáveis dos processos, que passam a ter autonomia, independente da hierarquia da empresa. Além disso, Gonçalves (2000) ressalta que...
tracking img