Japinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01. (Fuvest-SP) Como as amebas capturam seu alimento?

Sugestão de Resposta:
[fechar resposta]

As amebas capturam seus alimentos por fagocitose, por meio de seus pseudópodos.

02. (Fuvest-SP) Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce? Por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos?

Sugestão de Resposta:
[fechar resposta]

Ovacúlo pulsátil ou contrátil tem a função de realizar o equilíbrio osmótico (osmorregulação). A água doce é meio hipotônico em relação ao protozoário e, por osmose, a água é absorvida. Para que o protozoário não venha a explodir, o vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água. Os protozoários marinhos (assim como os parasitas) não possuem esta organela, pois são isotônicos em relação ao meio, ou seja, asua concentração é semelhante à d'água salgada.

03. (Unicamp-SP) Quando intensamente parasitada por Giardia lamblia, uma pessoa passa a sofrer de certas deficiências nutricionais. Estas são explicadas pela interferência na absorção de nutrientes, devido ao fato de que esses parasitas cobrem a mucosa de extensa região do tubo digestivo.
a) Qual é esta região?
b) De que maneira se adquireesta parasitose?
c) Qual o processo de reprodução que ocorre neste parasita?

Sugestão de Resposta:
[fechar resposta]

a) Intestino delgado, onde ocorre a absorção de nutrientes.

b) Adquire-se pela ingestão de cistos do protozoário em alimentos e água contaminados.

c) Cissiparidade (reprodução assexuada).

04.(Vunesp-SP) 0 mal de Chagas é uma doença que afeta grande número depessoas em áreas rurais do Brasil. Sobre essa doença, responda as seguintes questões:
a) Como essas pessoas são infectadas?
b) Qual o agente transmissor?
c) Qual órgão do corpo é afetado pelo agente patogênico?
d) Qual a medida profilática para erradicar a doença?

Sugestão de Resposta:
[fechar resposta]

As pessoas são infectadas por meio das fezes que o percevejo barbeiro(triatomídeo) deposita na pele da pessoa, ao picá-la para sugar o sangue. Ao coçar, o indivíduo transfere o protozoário que se encontrava nas fezes do inseto para as lesões na pele, permitindo que ele atinja a corrente sanguínea.

b) O agente transmissor é o inseto (percevejo), conhecido como barbeiro, chupança, procotó ou bicho-de-parede.

c) O agente patogênico pode atingir vários órgãos (comofígado, intestino (colo), esôfago, entre outros), mas afeta, principalmente, o coração.

d) Deve-se combater o percevejo barbeiro com inseticidas, tratar os doentes, substituir as casas de pau-a-pique por alvenaria (sem esconderijos para o inseto), usar cortinados de filó sobre as camas, além de portas e janelas protegidas por telas e ter cuidado com as transfusões de sangue.

05 (Unicamp-SP) "Com12 mil habitantes e arrecadação mensal de R$ 120 mil, Gouveia, no Alto Jequitinhonha, norte mineiro, tornou-se referência nacional em saúde pública (...). Até 1979, 42% das casas de Gouveia tinham barbeiro (...) e 22% dos moradores estavam doentes. Em 1995, a Prefeitura anunciou que não houve nenhum novo caso de Doença de Chagas, graças sobretudo à água potável e à rede de esgotos" (Adaptado doartigo Cidade com pouco recurso é modelo de saúde em MG, Ecologia e Desenvolvimento, nº 59, 1996).
a) A erradicação da Doença de Chagas em Gouveia não pode ser atribuída às causas apontadas pelo artigo. Indique uma forma eficaz de combate a essa doença que possa ter sido utilizada nesse caso.
b) Qual o mecanismo natural de transmissão da Doença de Chagas para o ser humano?
c) Cite duas doençasparasitárias cuja incidência possa ter diminuído como conseqüência da melhoria nas redes de água e esgotos.

Sugestão de Resposta:
[fechar resposta]

a) Realmente, a erradicação da doença citada não pode ser atribuída ao uso de água potável e à rede de esgoto porque as ações eficazes no combate à doença de Chagas são: eliminar o transmissor (barbeiro) com o uso de inseticidas;...
tracking img