Processos gerencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORGANIZAÇÃO E SUA ADMINISTRAÇÃO

1. INTRODUÇÃO
Neste capítulo são apresentados e discutidos os principais conceitos a serem considerados em relação à administração das organizações. A primeira seção se inicia com uma breve discussão sobre a definição de "organização". Em seguida, são abordados os condicionantes atuais: as mudanças de paradigmas, a maior complexidade do ambienteorganizacional, e a necessidade de sistemas administrativos mais flexíveis e velozes.
Posteriormente, são apresentados o conceito de "administração" e seus dois principais estilos: a burocracia e a adhocracia. Além disso, o conteúdo deste capítulo proporciona uma noção de algumas das técnicas de gerenciamento que foram ou estão sendo utilizadas. Entre elas: as teorias clássicas da administração, aadministração por objetivos e o gerenciamento pelas diretrizes.
Para finalizar, neste capítulo, são apresentados o conceito e o processo de administração estratégica, assim como a gestão estratégica do conhecimento. Estas informações servirão como base para melhor compreensão dos próximos capítulos.

1.2. HISTÓRICO DAS ORGANIZAÇÕES
De acordo com o dicionário, "organização" pode ser definida comosendo: "Modo pelo qual as partes que compõe um ser vivo estão dispostas para cumprir certas funções" [LAROUSSE,1980:606]. Ao deslocarmos este conceito para as organizações, percebemos a incrível semelhança entre ambas. Ocorre que nas organizações, os indivíduos agem de forma estruturada para buscar alcançar a meta maior da organização: a sua sobrevivência.
É de nosso conhecimento que o homem éum ser social, e portanto, existe a necessidade de socialização. Além disso, o ser humano possui suas limitações, e para garantir o cumprimento dos objetivos, os indivíduos são forçados a cooperarem entre si. Dessa interação do homem com outros indivíduos, surgem as organizações.
A organização não se encontra isolada, e tampouco é auto suficiente. Existe ao seu redor todo um contexto no qual elase insere: o ambiente. Fischmann nos mostra sua definição "O ambiente é tudo aquilo que influencia a organização nos seus negócios e esta não tem condições para alterá-lo" [FISCHMANN, 1990:25]. Na avaliação do ambiente da organização, devem ser considerados tanto o ambiente externo (as variáveis exógenas), quanto o próprio ambiente organizacional (as variáveis endógenas). Ambas são fundamentaispara se possuir uma administração estratégica.
Tanto a organização, como os ambientes são dinâmicos. O administrador deve estar continuamente analisando as ameaças e oportunidades do ambiente externo e trazendo para dentro da organização, ressaltando sempre seus pontos fortes e aperfeiçoando seus pontos fracos.
A organização como "agência de produção", atua em relações de competição ecooperação com outras organizações. Ela administra a rotina e, administra as melhorias e as novas estratégias dentro de seu segmento de mercado.
E como "estrutura social", tem necessidade de ser reconhecida pela sociedade em geral e deve harmonizar-se e reforçar os valores, as normas e as exigências sociais mais amplas da sociedade. Assim como o próprio homem possui essas necessidades.

1.3.ADMINISTRAÇÃO

1.3.1. Conceito de Administração

Isto é, a palavra administração diz respeito a uma atividade que se realiza sob o comando de outro, de uma ação dispensada a outro em razão de autoridade. A administração é a arte de realizar objetivos através de pessoas.
A administração é essencial em toda a cooperação organizada, em todos os níveis da organização, é a ação de dirigir osnegócios, de gerir bens. Todo administrador tem que interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de atingir tais objetivos.
1.3.1.1. Estilos de Administração
O estilo de administração pode ser entendido...
tracking img