Processos estocasticos e teoria das filas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ













Processos Estocásticos e Teoria das Filas














Guilherme Yudi Aoki RA: 64321
Joaquim Pereira da Silva Junior RA: 55845











Maringá, 02 de dezembro de 2011







Processos Estocásticos e Teoria das Filas






Tomando por base o texto de: Profs. Ms.Ana BeatrizT. Martins; Ms.Clédina R. L Acorsi; e Drª Mª Bernadete de S. Cortes, analisamos que um processos estocástico é um fenômeno que varia em algum grau, de forma imprevisível, à medida que o tempo passa.














Discentes:Guilherme
Joaquim













Relatório apresentado como complemento da 4ª Avaliação de Aprendizagem na disciplina Estatística e Processosestocásticos no curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá.
















Sumário




RESUMO......................................................................................... Pg. 4

1.INTRODUÇÃO............................................................................ Pg. 5

2.PROCESSOSESTOCÁSTICOS.................................................. Pg. 6

3.TEORIA DAS FILAS................................................................... Pg. 10

4.CONCLUSÕES

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



































RESUMO












Este trabalho tem por base auxiliar no aprendizado sobre os processos estocásticos e a teorias das filas, dando uma noção da importânciae possíveis usos de ambos na engenharia de produção.
















































































1.INTRODUÇÃO






Será feito uma introdução aos processos estocásticos e à Teoria das filas, apenas com a intenção do conhecimento das bases de ambos, pois paraentendê-los melhor, é necessário um estudo mais aprofundado.
Freqüentemente, ocorrem situações em que são feitas observações quanto a um período de tempo e estas situações são influenciadas por efeitos aleatórios ou de azar, não só em um único instante, mas por todo o intervalo de tempo ou seqüência de tempos que se está a considerar. Essa situação é denominada um processo estocástico.
Emtermos gerais, um processo estocástico é um fenômeno que varia em algum grau, de forma imprevisível, à medida que o tempo passa. A imprevisibilidade, nesse caso, implica que se observou uma seqüência de tempo inteira do processo, em várias ocasiões diferentes, sob condições presumivelmente “idênticas” e as seqüências de observações resultantes, seriam em geral diferentes.2.PROCESSOS ESTOCÁSTICOS







PROCESSOS ESTOCÁSTICOS FINITOS


Uma seqüência (finita) de experimentos, na qual cada experimento tem um número finito de resultados, com uma dada atribuição de probabilidade, é chamada de processo estocástico (finito). Uma maneira conveniente de descrever tal processo e calcular a probabilidade de qualquerevento é pelo diagrama de árvore. O diagrama de árvore é um esquema usado para enumerar todos os resultados possíveis de uma seqüência de experimentos, onde cada um pode ocorrer em um número finito de maneiras. O teorema da multiplicação é usado para calcular a probabilidade de ocorrência de cada um dos resultados representados pelos ramos da árvore.
Um vetor [pic] é chamado vetor de...
tracking img