Teoria da fila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ENSINOS SUPERIORES DE BACABAL – CESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM EMPRESAS RURAIS E COOPERATIVA.
DISCIPLINA: PESQUISA OPERACIONAL


TEORIA DA FILA – Um caso de fila
1. Introdução a Teoria das Filas
As filas são uma constante da vida cotidiana das pessoas. Elas são enfrentadascom bom ou mau humor, ou até com indiferença. O certo é que, no dia-a-dia, as filas constituem algo desagradável, mas que deve ser encarado da melhor maneira possível. Já o analista de sistemas de gerência, enfrenta problemas em que as filas surgem com implicações econômicas sérias, exigindo um tratamento racional do fenômeno.
A abordagem matemática das filas se iniciou em 1908, na cidade deCopenhague, Dinamarca. O pioneiro da investigação foi o matemático Agner Krarup Erlang (1909), quando trabalhava numa companhia telefônica, estudando o problema de redimensionamento de centrais telefônicas.
Somente a partir da Segunda Guerra Mundial que a teoria foi aplicada a outros problemas de filas. Seu trabalho foi difundido por outros pesquisadores em diversos países europeus. Na década de30, dentre as pesquisas nesta área, Andrey Kolmogorov, na Rússia, estudava um sistema com entrada de probabilidade de Poisson (Siméon Denis Poisson) e saída arbitrária em único ou múltiplo atendente.
Uma fila é caracterizada por um processo de chegadas (pessoas, veículos, trens, etc.) a um sistema de atendimento formado por uma ou mais unidades de serviço. As unidades podem ser atendidasindividualmente (pedágio, porto, etc.), ou em grupos (pessoas num elevador, veículos num semáforo, etc.).
A Teoria das Filas é uma das técnicas da Pesquisa Operacional, que trata de problemas de congestionamentos de sistemas, onde clientes solicitam alguns tipos de serviços. Esses serviços são limitados por restrições intrínsecas do sistema, que, devido a isso, podem causar filas. Para melhorentendimento de um sistema de filas e seus componentes pode-se visualizar a figura 1 a seguir.



CHEGADA FILA ATENDIMENTO SAÍDA

A Teoria das Filas é um setor da Pesquisa Operacional que utiliza conceitos básicos de processos estocásticos e de matemática aplicada para analisar o fenômeno de formação de filas e suas características. Foi desenvolvida com afinalidade de prever o comportamento das filas de modo a permitir o dimensionamento adequado de instalações, equipamentos e sua infra-estrutura.
É necessário deixar claro de início que os modelos nem sempre conseguem representar as situações reais com grande precisão. Muitas vezes, as premissas necessárias ao desenvolvimento matemático dos modelos envolvem simplificações substanciais. Mesmo assim,há vantagem em desenvolver tais modelos, principalmente por que eles levam a um melhor entendimento das principais condicionantes do processo.

2.Teoria da Fila
A teoria de filas é um amplo campo de estudos. Mas, o que nos leva a estudar tal teoria? O que nos interessa estudar sobre filas? Elas estão presentes em nosso cotidiano, no supermercado, no banco, no trânsito, em qualquer situaçãoem que precisamos esperar por um serviço ou oportunidade.
O problema da congestão de linhas telefônicas foi um dos primeiros motivos a se estudar filas e foi uma das principais aplicações da teoria de filas ate meados de 1950. A partir daí, a literatura começou a expandir e diversas áreas começaram a utilizar os resultados dessa teoria.
Alguns exemplos que adotam essa teoria são: controle detrafego aéreo, transporte e sistemas de estocagem, sistemas de comunicação (telefonia) e sistemas de processamento de informações.
A teoria das filas é um ramo da probabilidade que estuda a formação de filas, através de análises matemáticas precisas e propriedades mensuráveis das filas. Ela provê modelos para demonstrar previamente o comportamento de um sistema que ofereça serviços cuja demanda...
tracking img