Artigo familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





A profissionalização da gestão da empresa familiar: um estudo de caso





Rosane Sippel Roiek Lissa (Facinter) rlissa@facinter.br


Vanessa Estela Kotovicz Rolon (Facinter) vkotovicz@facinter.br


Adriano Stadler (Facinter) astadler@facinter.br




Resumo
As empresas familiares surgiram há muito tempo no contexto sócio-econômico-empresarial de diversos países.Muitas vezes, tiveram seu início na necessidade do sustento familiar e ou como surgimento de oportunidade de negócio. Pouco ainda se discute ou se escreve sobre o tema do empreendimento familiar; tampouco tal tema aparece como foco no ensino da Administração. Mas há que se relevar sua representatividade na estrutura econômica e as formas de gestão adotadas por tais empreendimentos. Levantou-semediante estudo, o diagnóstico da utilização de estratégias de profissionalização dessas organizações, bem como a utilização de ferramentas de gestão que propiciam a continuidade, o desenvolvimento e a sobrevivência da empresa familiar.
Palavras-chave: empresa familiar, sucessão, estratégias de profissionalização, conselho de administração, de família e societário.





The professionalizationof a family business: a case study




Abstract


Family business appeared a long time ago in social, economics and business contexts in several countries. Those organizations had their start based upon families’ support or like a business opportunity. But there are few discussions or writings about family enterprising; neither it appears like subject in Business education. But it isnecessary to emphasize its representation in the economic structure and the models of management adopted by those enterprises. Through this study it was possible to diagnose the use of professionalization strategies for this kind of organizations as well as the use of management tools that provide continuity, development and survival for family business.

Key-words: family business, succession,professionalization strategies, management council, family and partner council.

1. Introdução


O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso qualitativo sobre as estratégias de profissionalização utilizadas pela empresa familiar Termas de Jurema Resort Hotel, revisando os aspectos teóricos e confrontando-os com a prática da empresa.


O atual cenário exige que as empresasde origem familiar possuam familiares e colaboradores fortemente qualificados, com competências e habilidades a fim de bem administrar a organização num mercado competitivo e exigente.


A falta de profissionalismo na administração, o nepotismo, a não realização de planejamento sucessório, as dificuldades na comunicação e conflitos entre os membros familiares são fatores adversos que acabamprejudicando o desenvolvimento e a sobrevivência das empresas familiares.


Segundo Passos, Bernhoeft e Teixeira (2006), 33% do controle familiar sobrevive nas mãos da família do fundador na transição da primeira para a segunda geração, e apenas 14% dessas na transição da segunda para a terceira geração. Desse modo, o estudo aqui apresentado pretende contribuir com as empresas familiares de formaa identificar quais são as práticas de gestão adotadas pela empresa Termas de Jurema Resort Hotel, com vistas a orientar o pensamento dos fundadores ou herdeiros visando a longevidade empresarial.


2. Fundamentação teórica


2.1. Empresa familiar


Por muitos anos a empresa familiar foi vista como fonte de sobrevivência dos membros familiares, pois teve origem nos fluxos migratórios,tais como: o italiano, o português, o japonês e o alemão. Os imigrantes de vários países formavam empresas que progrediam em períodos de desenvolvimento industrial. A maioria de nossas empresas tem sua história inicial vinculada à figura de um imigrante que, em algum momento da sua vida, fugiu de uma realidade adversa e chegou ao novo país sem grandes recursos materiais (BERNHOEF e GALLO apud...
tracking img