Probabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Educação Paraleℓℓus

PROBABILIDADE


01 - (UFG GO) Segundo uma pesquisa realizada no Brasil sobre a preferência de cor de carros, a cor prata domina a frota de carros brasileiros, representando 31%, seguida pela cor preta, com 25%, depois a cinza, com 16% e a branca, com 12%. Com base nestas informações, tomando um carro ao acaso, dentre todosos carros brasileiros de uma dessas quatro cores citadas, qual a probabilidade de ele não ser cinza?
a) [pic]
b) [pic]
c) [pic]
d) [pic]
e) [pic]

02 - (UFBA) Os dados a seguir referem-se aos alunos matriculados nas três turmas de um curso de Inglês.
[pic]

Com base nesses dados, é correto afirmar:
01. Em cada turma, a razão entre o número de meninos e o número demeninas é menor que [pic].
02. O número de meninos do curso é igual a 40% do total de alunos matriculados.
04. A média do número de meninas por turma é menor que 23.
08. O número de duplas que podem ser formadas apenas com meninas é igual a 2415.
16. Sorteando-se um estudante do curso, a probabilidade de ser uma menina da turma A é igual a [pic].
32. Sorteando-se um estudante do curso, aprobabilidade de ser uma menina ou ser da turma A é igual a [pic].

03 - (UFAL) Os times X e Y disputam um jogo nos pênaltis. A probabilidade de o goleiro do time X defender o pênalti é 1/8, e a probabilidade de o goleiro do time Y defender o pênalti é 1/5. Se cada time terá direito a um pênalti, qual a probabilidade de exatamente um dos goleiros defender o pênalti, e, assim, vencer o time do goleiroque defendeu o pênalti?

a) 1/4
b) 11/40
c) 13/40
d) 7/20
e) 3/8


05 - (IBMEC RJ) Terminado o 1º turno do Campeonato Brasileiro do corrente ano, dois times cariocas corriam risco de rebaixamento para a 2ª divisão..
Segundo estudos divulgados pela imprensa, o Fluminense tinha 90% de probabilidade de cair e, o Botafogo, 40%.
De acordo com esta estimativa –considerando-se os eventos independentes – a probabilidade de que, pelo menos, um desses times venha a ser rebaixado é:
a) 0,36
b) 0,65
c) 0,94
d) 0,98
e) 1

06 - (UFMG) Dois jovens partiram, do acampamento em que estavam, em direção à Cachoeira Grande e à Cachoeira Pequena, localizadas na região, seguindo a trilha indicada neste esquema:
[pic]

Em cada bifurcação encontrada natrilha, eles escolhiam, com igual probabilidade, qualquer um dos caminhos e seguiam adiante.
Então, é CORRETO afirmar que a probabilidade de eles chegarem à Cachoeira Pequena é
a) [pic].
b) [pic].
c) [pic].
d) [pic].

07 - (UEL PR) De um total de 500 estudantes da área de exatas, 200 estudam Cálculo Diferencial e 180 estudam Álgebra Linear. Esses dados incluem 130 estudantes queestudam ambas as disciplinas. Qual é a probabilidade de que um estudante escolhido aleatoriamente esteja estudando Cálculo Diferencial ou Álgebra Linear?


a) 0,26
b) 0,50
c) 0,62
d) 0,76
e) 0,80

08 - (ESPM SP) Um oráculo mente sempre às segundas, terças e quartasfeiras, mas fala sempre a verdade nos outros dias. Num certo dia, ao ser perguntado se “hoje é domingo”, elerespondeu “sim”. A probabilidade de ele estar mentindo é:
a) 3/7
b) 4/7
c) 3/4
d) 1/4
e) 1/7

09 - (UFTM) Um saco continha 20 bolas, entre brancas e azuis. Desse modo, havia uma probabilidade p de se retirar ao acaso 1 bola azul. Foram retiradas 2 bolas ao acaso e verificou-se que uma era azul e a outra, branca. A probabilidade de se tirar ao acaso 1 bola azul passou a ser de[pic]. O número inicial de bolas azuis no saco era
a) 15.
b) 12.
c) 8.
d) 5.
e) 2.

10 - (UEL PR) Temos duas caixas colocadas lado a lado. São laçados dois dados normais, um em cada caixa. O dado da primeira caixa indicou 4.
Qual é a probabilidade de o dado da segunda caixa marcar 2?
a) [pic]
b) [pic]
c) [pic]
d) [pic]
e) [pic]

11 - (UEPB)...
tracking img