Antropologia e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Defina Economia, política e Estado. Explique a etimologia(origem das palavras).

A etimologia da palavra economia (do grego oikonomia, de oikos = casa, nomos = lei). Tratava-se, pois, de um ramo do conhecimento destinado a abranger apenas o campo comunal da atividade econômica, em suas mais simples funções de produção e distribuição. Como a teria definido Aristóteles, a Economia era"a ciência do abastecimento, que trata da arte da aquisição".
Na sua obra Lições de Economia, Francisco Pereira de Moura apresenta algumas definições de ciência Econômica:
“Na Economia estudam-se os assuntos correntes da vida e do bem-estar(A. Marshall);
“A Economia tem por objetivo os preços e as leis do mercado(G. Pigou);
“O problema da aplicação dos recursos escassos e do empregoalternativo, em finalidades de desigual importância, é que constitui o objeto da Economia (L. Robbins).”
“Os economistas marxistas (seguidores do pensamento de Karl Marx) consideram que a Economia estuda as relações sociais de produção que se estabelecem entre os proprietários dos meios de produção ou capital(constituído por matérias-primas, equipamentos, terra, por exemplo) e os que apenas possuem a suacapacidade de trabalho.

A ETIMOLOGIA DA PALAVRA POLÍTICA
Segundo Norberto Bobbio, política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntospúblicos com seu voto ou com sua militância.
Também, segundo o referido autor a palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias modernas atravésdo francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
A Etimologia dapalavra Estado
De acordo com Dalmo Dallari, a palavra Estado provém do grego pólis (cidade-estado). De pólis advém o conceito de política, que é a ciência de governar a cidade. A denominação etimológica de Estado é que a palavra tem origem latina, status, que significa estar firme, significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política. Portanto, o conceito deEstado, na forma que entendemos hoje, é recente, uma definição moderna.


2 – Qual a característica principal que explica um “bem”?
Conforme o entendimento de Paulo Sandroni, do ponto de vista da ciência econômica a principal característica que explica um bem é a utilidade. Pois, esta consegue satisfazer uma necessidade do consumidor.
| |


3 – Cite e explique três tipos de bens, segundo aciência da Economia?

Segundo SANDRONI, Paulo (org.), os bens econômicos são aqueles relativamente escassos ou que demandam trabalho humano. Assim, o ar é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico. Existem vários tipos de bens econômicos, podendo-se distingui-los por sua natureza, por sua função na produção, por suas relações com outros bens, por suas peculiaridades no que se refere àcomercialização etc. Entre as principais distinções feitas pelos economistas estão: os bens de consumo(um alimento, um par de sapatos), os bens de capital ou de produção(máquinas, equipamentos), os bens duráveis (uma casa), os bens não-duráveis(uma fruta), os bens mistos (um automóvel é bem de capital para um motorista de táxi e bem de consumo para a pessoa que o usa por prazer), os bens...
tracking img