Principais autores e conceitos das Teorias de Motivação

TEORIAS DE MOTIVAÇÃO
Principais autores e conceitos das Teorias de Motivação:

Victor Vroom

Teorias das expectativas - Analisa os mecanismos motivacionais, se apoiando em três conceitos: aExpectância, a Instrumentalidade e a Valência: A Expectância é aquilo que um indivíduo acredita ser capaz de fazer, após empreender um esforço. A instrumentalidade é se o trabalho executado representaclaramente a possibilidade de se atingir um objetivo esperado e a Valência representa a ligação entre objetivo a ser atingido e o valor que este objetivo tem para o indivíduo, ou seja, se ele érelevante, importante ou não.

David McClelland

Teoria das necessidades - as pessoas são motivadas por três necessidades básicas, que são: a necessidade de realização, necessidade de poder e necessidadede associação.
A necessidade de realização representa um interesse recorrente em fazer as coisas melhor, ultrapassando os padrões de excelência.
A necessidade de poder vem do desejo de fazer osoutros se comportarem de uma maneira que não fariam naturalmente.
E a necessidade de afiliação vem da necessidade de afeição, do desejo de possuir relacionamentos interpessoais agradáveis e estar bemcom todo mundo. São pessoas que buscam a amizade e a cooperação.

J. Stacy Adams e G. C. Homan

Teoria da equidade - cada pessoa tenderia a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa peloseu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ele.
Clayton Alderfer
Teoria ERG (Existência, Relacionamento e Crescimento) - As Necessidades de existência englobam tanto asnecessidades básicas fisiológicas como as de segurança; As necessidades de relacionamento dizem respeito a ser significativo e lograr bom relacionamento pessoal; E as necessidades de crescimento incluema auto-estima e a auto-realização.

Frederick Herzberg

Teoria dos dois fatores (higiênicos e motivadores) - Esta teoria divide os fatores de motivação em higiênicos e motivadores, sendo que os...
tracking img