Primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS
ESCOLA TÉCNICA MACHADO DE ASSIS
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

MAXIMILIANO SOARES
RAFAEL SANGIOVO
LUCAS OLIVEIRA




INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

SANTA ROSA, RS
2011

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO 1
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Título 3
1.2 Tema 3
1.3 Problema 3
1.4 Justificativas da Pesquisa 3
1.5 Objetivos 3
1.5.1 Geral 41.5.2 Específicos 4
2 REVISÃO DE LITERATURA 4
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5



1 INTRODUÇÃO

1.1 Título
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada. O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse é o paradigmainstrucionista. Alguém implementar no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos na forma de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo. Além disso, esses sistemas podem fazer perguntas e receber respostas no sentido de verificar se a informação foi retida. Essas características são bastante desejadas em um sistema de ensino instrucionista já que a tarefa deadministrar o processo de ensino pode ser executada pelo computador, livrando o professor da tarefa de correção de provas e exercícios.

1.2 Tema

INFORMATICA EDUCACIONAL: Uma exigência da construção do conhecimento no mundo atual.

1.3 Problema

O desejo de mudança não surge, é natural do ser humano. A insatisfação com a realidade presente, a construção do conhecimento, a busca da perfeiçãoparecem estar disfarçadas em necessidades de mudança, estimulando a criação e o aperfeiçoamento humano.
Exige uma cobrança da sociedade na mudança do novo
paradigma educacional que exige dos cidadãos uma postura autônoma, criativa, crítica e reflexiva, capazes de “aprender a aprender”, “saber pensar”, “saber tomar decisões” e saber buscar a informação de que necessita, construindo seu próprioconhecimento onde através desses conceitos, ele perceberá a sua importância dentro da sociedade e a refletirá sobre seu papel contido nela.

1.4 Justificativas da Pesquisa

A realidade é que o cotidiano das pessoas está cada vez mais integrado a o computador e seu conhecimento é pré-requisito para as principais profissões, pois a tecnologia nada mais é do que uma ferramenta para o saber, quedeve ser acompanhada de perto por pais e professores e estes deveriam receber na sua formação inicial a oportunidade de desenvolver conhecimentos de informática aplicada à educação, aprender o que e como ensinar, assumindo o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não mais um transmissor de informações.Navegar nesse mundo de transformações radicais, onde o desenvolvimentodas tecnologias digitais e a profusão das redes interativas quer queira ou não, colocam a humanidade diante de um caminho sem volta, pois o Modo de Produção Capitalista se encarrega de criar novas necessidade a cada dia passa em um cenário de incertezas.

1.5 Objetivos

O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversoscomponentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
Os professores representam o “elemento-chave” para que o trabalho possa cumprir seus objetivos. Inicia-se assim, um processo contínuo de formação dos professores, queabrange conhecimentos específicos sobre Informática, e conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem onde as teorias subsidiam a escolha de diferentes ferramentas computacionais e suportam a aplicação educacional das mesmas. “Freire ET AL (1999) endossam que aprender é um processo e como tal é gradual e contínuo, necessita que as informações adquiridas sejam aplicadas ao contexto paras...
tracking img