Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O fluxo de caixa é uma reserva de dinheiro, onde se oscila (e como), com entradas (vendas, empréstimos, venda de ações, entre outros), e saídas (pagamentos, compras, espesas em geral), é um saldo comum histórico, onde é realizado e planejado para um período.
O fluxo de caixa é uma ferramenta para o gerenciamento financeiro, a fim de tornar mais sólido as decisões a serem tomadas. O controlepode ser feito de curto prazo, onde pode ser definidas as despesas que a empresa terá ou no mínimo poderá ter para o próximo período, afim de não precisar entrar em cheque especial no banco, ou decisõesparalelas, como por exemplo, factoring, empréstimos, entre outros.
Para as micro e pequenas empresas, geralmente o que acontece é que os empresários acabam não se programando para o próximo período,então, ao ver o caixa com dinheiro, não se atenta para a duplicata que vencerá nos próximos dias, e então, embolsa e gasta o dinheiro.
O objetivo do fluxo de caixa, é sanar este problema. Com aimplantação do fluxo de caixa com regime de competência, teremos a projeção do capital de giro, onde saberemos não exatamente, porém próximo a realidade, o quanto de dinheiro estará disponível no dia depagamento, por isso, os dados e números devem ser reais, as projeções devem estar o mais próximo da realidade que pertencem.
Como em todos os tipos de empresa, os fluxos de entradas e saídas sãodivididos em três partes;
Os Fluxos Operacionais - pagamentos (saídas) de ganhos acumulados (salários a pagar, Mão-de-obra, produtos em processo, produtos acabados, despesas operacionais, entre outros),pagamentos de compras a crédito (duplicatas a pagar, Matéria prima, entre outros) e despesas indiretas.
Fluxos de investimento – suas saídas podem ser, por exemplo, a compra de ativos imobilizados esuas entradas, a venda destes ativos, geralmente está relacionado com aumento e diminuição de ativos a longo prazo.
E, Fluxos de financiamento – são as entradas que podem ser empréstimos, venda de...
tracking img