Drenagem linfatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Drenagem Linfática Manual (DLM)
(drenagem linfática, massagem pós-operatória, tratamento do edema pós-operatória, tratamento dos hematomas pós-operatórios, drenagem do inchaço cirurgico, tratamento da fibrose pós-lipo, correção da fibrose pós-operatória.)



As cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras em sua grande maioria tem grande necessidade de DLM, devido à grande destruição devasos e nervos causados pela maioria desses procedimentos, provocando edema, dor e diminuição da sensibilidade cutânea, gerando grande desconforto ao paciente. A drenagem linfática manual, quando realizada no pós-operatório imediato, promove uma grande melhora do desconforto e quadro álgico. A DLM em cirurgia plástica é utilizada na maioria dos procedimentos cirúrgicos como ritidoplastia,blefaroplastia, rinoplastia, mamoplastia redutora e de aumento, reconstução mamária, lipoaspiração, dermolipectomia etc.

[pic]



Descrição:
É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. É aplicada com as palmas das mãos e pontas dededos em toques bastante suaves, ritmicos, lentos e precisos. A DLM é indolor, levando ao paciente relaxamento e bem-estar.


[pic]



Indicações:
Pré e Pós-cirurgia plástica, Edemas e linfedemas, celulite, obesidade, tratamento de rejuvenescimento, relaxamento, tensão pré mentrual, insuficiência venosa crônica (associada ao uso de medicação)


[pic]



Contra-Indicações:
Tumoresmalignos, tuberculose, infecções agudas e reações alérgicas agudas, edemas sistêmicos de origem cardíaca ou renal, insuficiência renal, trombose venosa profunda, flebite, hipotensão, afecções da pele.


[pic]


Mastoplatia ou Mamoplastia:

[pic]
Mastoplastia ou mamoplastia é o nome dado para as cirurgias das mamas. Alguns tipos de mastoplastia podem ser diferenciados e especificados deacordo com a finalidade da cirurgia, por exemplo:

Mastoplastia: redutora que objetiva diminuir o volume e moldar nova forma às mamas.
Mastoplastia de aumento que acrescentam próteses mamárias (de silicone ou outros produtos) para projetar esteticamente ou preencher deformidades adquiridas.
Mastopexia ou cirurgia para corrigir a queda, com pequena ou nenhuma redução de volume associada.Mastoplastia de equilíbrio na qual o objetivo é equilibrar as assimetrias muito evidentes.

Indicações:

Esta cirurgia está indicada nos casos de Amastia (ausência congênita das mamas), Hipomastia (volume diminuído das mamas), assimetrias (uma mama é muito menor que a outra), nos casos de volume normal, mas quando há o desejo de aumento volumétrico das mamas e nas reconstruções mamarias secundária a umdefeito morfológico deixado pela ressecção da cirurgia anterior.

Orientações:

Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso. Mesmo assim se apresentar algum grau aumentado de sensibilidade dolorosa, os usos de analgésicos comuns resolvem bem e serão recomendados em sua prescrição de pós-operatório. Somente use medicamentos recomendados pelo seu médico, seguindo todas asorientações dadas pela equipe cirúrgica.

• Repouso de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos dos braços.
• Deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros.
• Não deitar de lado ou de bruços até que seja autorizado.
• Banhos ou trocas do soutien somente com a autorização da equipe cirúrgica.
• Não trocar ou manipular os curativos, mesmo quehaja um pequeno sangramento (que é normal e não deve assustá-la). Todas as trocas de curativos deverão ser feitas pela equipe cirúrgica ou orientadas por ela.
• Movimentação dos membros inferior e pequena caminhadas é muito importante para a prevenção de tromboses e embolias.

Sangramentos copiosos ou variações volumétricas exageradas (aumento da mama) (na maioria das vezes unilateral) e...
tracking img