Psicologia positiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 

Rio de janeiro

Novembro de 2011

   PSICOLOGIA POSITIVA

   INTRODUÇÃO

 

   A Psicologia positiva nasceu nos Estados Unidos da América, em 1990. Seu fundador, Martin Seligmam, pesquisa com cientistas de alguns dos maiores centros em Psicologia da atualidade, tais como os das Universidades de Harvard, Yale, Pennsylvania e Michigan, com o objetivo de agregar ao clássico papelcurativo da Psicologia convencional, também um caráter preventivo, pelo estudo das potencialidades, motivações e realizações humanas, ao analisar as condições que contribuem para a promoção do funcionamento ótimo de pessoas, grupos e instituições.   O interesse por essa área está em plena expansão por todo o mundo.

   A psicologia positiva estuda os processos cognitivos e emocionais subjacentes àsexperiências subjetivas e aos traços de personalidade dos sujeitos, no sentido de facilitar mudanças comportamentais que se traduzam em estratégias e competências promotoras das potencialidades individuais. Apresenta-se com um carácter descritivo, informando os sujeitos nas suas escolhas ao longo da vida, mas nunca definindo trajetórias ideais ou desejáveis.

   A Psicologia positiva vai aoencontro da proposta da Psicologia humanista e constructos tradicionalmente abordados na Psicologia da saúde como resiliência. Preenche uma importante lacuna do conhecimento, revelando preocupações na aplicação dos métodos científicos à complexidade do comportamento humano e dotando as investigações de um suporte científico. Na literatura, encontram-se muitos estudos destinados à construção deinstrumentos de avaliação e alguns procedimentos inovadores como as investigações sustentadas em registos on-line. Os constructos tradicionalmente pesquisados no domínio da Psicologia positiva são analisados em diferentes campos de trabalho. Alguns estudos centram-se no impacto de variáveis sócio demográficas, socioculturais e relacionais. Outros analisam a influência dos aspectos econômicos, cognitivomotivacional, emocional e de organização, traços de personalidade e fatores hereditários. A psicologia positiva tem sido usada de forma bem- sucedida nos domínios desenvolvimental, psiquiátrico, de saúde em contextos educacionais, vocacionais e comunitários e na psicologia clínica.

 

   RESUMO DA 1ª CONFERENCIA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POSITIVA – RIO DE JANEIRO 2011

   A Appal tem oorgulho de apresentar este relatório sobre a Primeira Conferência Brasileira de Psicologia Positiva, que ocorreu, com grande sucesso, em 20 e 21 de Outubro no Rio de Janeiro, contando com a presença do pai da psicologia positiva, Martin Seligman. A organização do evento foi responsabilidade da APPAL, que contou com o patrocínio do Canal Futura, da Natura e da Sul América Saúde e com o apoio da FederaçãoBrasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Nesse evento, que teve o objetivo de apresentar a psicologia positiva como um novo campo de conhecimento científico e um movimento acadêmico e cultural, profissionais e pesquisadores de altíssimo padrão apresentaram seus mais recentes desenvolvimentos em psicologia positiva, neurociência e outras áreas afim.   Nos dois dias do evento, cerca de 500 pessoas assistiram diversas mesas que abordaram temas relacionados ao assunto central — “O Caminho para Florescer“– como o desenvolvimento da psicologia positiva na América Latina, práticas nas escolas, nas empresas, comunidades, consultórios, psicologia positiva na área acadêmica e na área da saúde.

   Martin Seligman, a grande estrela do evento,professor premiado da Universidade da Pennsylvania, e ex presidente da APA, Associação Americana de Psicologia, apresentou uma visão geral da psicologia positiva, um movimento que apresenta nova e revolucionária abordagem sobre o papel da psicologia em estudar os meios de se alcançar o bem estar para o indivíduo, para instituições e comunidades. Ele falou sobre políticas públicas que visam não apenas...
tracking img