Primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Guerra Mundial

Desde meados do século XIX acirra-se a disputa entre as potências imperialistas da Europa pelo controle das matérias primas e dos mercados mundiais. Elas travavam guerras contínuas e disputas por novos territórios.
Entre 1914 e 1918, esgotadas as alternativas diplomáticas, as nações industrializadas se envolveram num conflito que levou a morte de milhões depessoas, dando origem a uma crise social, política e econômica que atingiu rodo o mundo.

Razões do conflito
Rivalidades econômicas e imperialismo - A entrada de novas potências industriais imperialistas no cenário internacional aguça as rivalidades entre seus interesses econômicos, em particular sobre a repartição dos mercados e territórios.
Explosão de nacionalismo - Onacionalismo das grandes potências desemboca num sistema de alianças para proteger-se da expansão das demais. O nacionalismo das nações colonizadas manifesta-se em ações violentas e pressões contra as potências coloniais. A crise dos Bálcãs, a partir de 1908, torna-se o foco das rivalidades imperialistas, em virtude da decadência do Império Otomano e da possibilidade da divisão de seus territórios. Osprincipais movimentos nacionalistas se desenvolvem na Europa e são o pan-eslavismo, o pan-germanismo e o revanchismo francês.
Pan-eslavismo - Defende a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro. Manifesta-se a partir da Rússia, que busca uma saída para o mar Mediterrâneo.
Pan-germanismo - Propõe aconsolidação de um bloco de países de origem germânica. É liderado pela Alemanha.
Revanchismo francês - Em 1870 a França é derrotada ao tentar conter o expansionismo germânico e obrigada a ceder à Alemanha a Alsácia-Lorena, região rica em carvão e minério de ferro. Desde então cresce entre os franceses um movimento revanchista para recuperar o território cedido durante a guerra Franco-Prussiana e "sevingar" da Alemanha.
Crise no Marrocos - É um dos antecedentes mais imediatos da guerra. Na disputa por domínios coloniais, França e Alemanha reclamam a região do Marrocos, no norte da África. Uma conferência internacional decide em 1906 ceder o território marroquino à França e uma pequena faixa no sudoeste da África à Alemanha. Descontente com a decisão, a Alemanha promove conflitos em 1911e acaba recebendo da França parte do território do Congo.
Grande sérvia - Os enfrentamentos entre Sérvia e Áustria na península balcânica também colaboram para acirrar as diferenças nacionalistas entre os países da Europa. Apoiados pelos russos, os sérvios tentam conter a expansão da Áustria. Em 1908 a Áustria anexa a Bósnia - Herzegovina impedindo que a Sérvia organize a Grande Sérvia, queincorporaria as regiões de povos eslavos.
Rivalidades - Inglaterra x Alemanha: A Inglaterra temia o crescimento da Alemanha.
Alemanha x França: A Alemanha perdera o Marrocos para a França e os franceses perderam Alsácia e Lorena para os alemães, durante a guerra Franco-Prussiana.
Alemanha x Rússia: A Alemanha pretendia construir uma estrada de ferro para obter petróleo, mas essaestrada dificultaria a passagem dos russos pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos no mar negro.
Rússia x Império Austro-Húngaro: A Rússia incentivava a independência dos povos eslavos e apoiava e Sérvia nos Bálcãs.
Sérvia x Império Austro-Húngaro: A Sérvia liderava as lutas de independência na região balcânica contra os austríacos.
Guerras balcânicas – Em 1908, a Áustriaanunciou a anexação dos territórios eslavos da Bósnia e Herzegovina, contrariando interesses sérvios e russos. O nacionalismo sérvio explodiu em 18 de junho de 1914.

[pic]
Mapa dos Bálcãs - Região que deu origem a 1ª Guerra Mundial

Sistema de Alianças
No início do século XX o clima de tensão entre as grandes potências é tão grande que o conflito já se mostra inevitável. Os...
tracking img