Primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 2
INTRODUÇÃO 3
1. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 5
1.1 MOTIVOS QUE LEVARAM À GUERRA 5
1.1.1 PARTILHA DA ÁFRICA E DA ÁSIA 5
1.1.2 CORRIDA ARMAMENTISTA 5
1.1.3 CONCORRÊNCIA ECONÔMICA 6
1.1.4 NACIONALISMO 6
1.2 POLÍTICA DE ALIANÇAS 7
1.3 AS ETAPAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 7
1.4 DESTRUIÇÃO E MUDANÇAS 9
1.5 FIM DO CONFLITO 10
CONCLUSÃO 11REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

A primeira guerra mundial teve inicio no ano de 1914 por determinados fatores como o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, o grande motivador dessa guerra, a partilha da África e Ásia, corrida armamentista, concorrência econômica e o nacionalismo.
Essa guerra foi travada entre Tríplice Aliança e TrípliceEntente e também ficou conhecida como “Guerras das Trincheiras” e deixou consequências impactantes e devastadoras. Muitos países tiveram envolvimento, entre os quais está os Estados Unidos, este por sua vez, foi decisivo para o rumo da guerra.
Esses e outros motivos serão abordados neste trabalho, que tem por objetivo contextualizar as causas e consequências da Grande Primeira Guerra.

1.PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A primeira guerra mundial, também conhecida como primeiro grande conflito, teve inicio no ano dia 28 de Julho de 1914. Um conflito bélico que envolveu países da Europa, entre eles, os membros da Tríplice Aliança, e também da Tríplice Entente, ambos querendo expandir economicamente e territorialmente.
O grande motivador desse conflito foi o assassinato do arquiduque FranciscoFerdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista armado Mão Negra ("Unificação ou Morte"), que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios.
Tal assassinato desencadeou eventos que logo levaram à guerra, porém motivos mais complexos ainda são avaliados até hoje.1.1 MOTIVOS QUE LEVARAM À GUERRA

1.1.1 PARTILHA DA ÁFRICA E DA ÁSIA

Um dos principais motivos que desencadeou na Primeira Guerra Mundial foi a partilha da África e da Ásia, na segunda metade do século XIX, onde Inglaterra e França ficaram com o poder sobre grandes territórios com inúmeros recursos para exploração, já Alemanha e Itália detinham o poder sobre pequenos territórios com poucosrecursos.

1.1.2 CORRIDA ARMAMENTISTA

No final do século XIX e início do século XX, muitos países europeus passaram a investir fortemente seus recursos na fabricação de arsenais, causando certa insegurança entre os mesmos, fazendo com que estes países aumentassem ainda mais os investimentos militares.
1.1.3 CONCORRÊNCIA ECONÔMICA

O aumento da concorrência econômica entre os países europeusacirrou a disputa por matéria-prima e mercados consumidores, ao mesmo tempo o governo de cada país industrializado procurava dificultar a expansão econômica dos demais, fechando seu mercado aos produtos importados e tentando impedir a expansão do império colonial dos seus concorrentes, e assim causou divergências entre alguns países, principalmente entre Inglaterra e Alemanha.

1.1.4NACIONALISMO

O Nacionalismo também trouxe influências para a Primeira Guerra Mundial, onde além da rivalidade entre os países, havia movimentos que pretendiam agrupar sob um mesmo Estado, povos semelhantes étnica e culturalmente, o que culminava no desejo de expandir seus territórios, tais movimentos ficaram conhecidos como opangermanismo e o pan-eslavismo. O primeiro era um ideal defendido pelos alemães,que propõe a formação de um bloco de países de origem germânica. Já o segundo era uma política estimulada pela Rússia, defendia a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental.
Outro movimento Nacionalista foi o revanchismo francês, este defendia a recuperação dos territórios da Alsácia-Lorena, tal região era rica em minério de ferro e carvão, e foi entregue aos alemães depois da...
tracking img