Laboratorio fisica i - experiencia 2 e 3 mu e muv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Resumo (MU e MUV)
A princípio o professor distribuiu aos alunos uma rampa de inclinação com um medidor de nível, uma bola metálica, um cronômetro e um imã. Depois disso o professor pediu aos alunos para que inclinassem a rampa em 5° e com o imã achassem a bolinha de metal que estava dentro do nível. Feito isso, agora era para que os alunos colocassem a bolinha no ponto zero e medissem, com oauxílio do cronômetro, o tempo que a bolinha gastava para se deslocar do ponto zero ao ponto cinqüenta. Depois para medir o tempo gasto pela bolinha para ir do ponto zero ao ponto cem e assim de cinqüenta em cinqüenta até chegar ao ponto trezentos.
Acabado essa etapa agora era necessário que os alunos inclinassem a rampa em 10° e repetissem o processo anterior. Após terminarem essa etapa oprofessor pediu aos alunos para que inclinassem a rampa em 1° e então medissem o tempo em que a bola metálica maior demorava para se deslocar do ponto zero ao ponto cem (processo semelhante ao feito coma bolinha dentro do nível) e depois medir o tempo que a bolinha gastava para se deslocar do ponto zero ao ponto duzentos e assim sucessivamente até chegarem ao ponto quatrocentos. Todo esse processodeveria ser feito com a rampa inclinada em 1°, 2°, 3°, 4° e 5°.
Após todos os dados terem sido coletados era pra ser feito todos os exercícios do ponto “3. Procedimentos Experimentais” tanto do experimento em Movimento Uniforme, como em Movimento Uniformemente Variado.

4. Objetivos (MU e MUV)
• Coletar o tempo gasto pela bolinha dentro do nível para se deslocar do ponto zero ao pontocinqüenta, depois do ponto zero ao ponto cem e assim até chegar ao ponto trezentos.
• Calcular a velocidade média.
• Concluir se o movimento é ou não uniforme.
• Coletar o tempo gasto pela bolinha dentro do nível para se deslocar do ponto zero ao ponto cem, depois do ponto zero ao ponto duzentos e assim até chegar ao ponto quatrocentos.
• Calcular a velocidade média e sua aceleraçãomédia.
• Concluir se o movimento é ou não um Movimento Uniformemente Variado.

5. Introdução
Nesse experimento era necessário que os alunos, com o auxílio de um cronômetro e de uma rampa inclinável com um nível, medissem o tempo gasto pela bolinha metálica que, encontrava-se dentro do nível, demorava para deslocassem do ponto zero aos pontos partindo cinqüenta (e avançando sempre de cinqüentaem cinqüenta) até chegar ao ponto trezentos.
O deslocamento da bolinha foi dado pela fórmula: ∆S = Sfinal – Sinicial, onde S é o espaço.
Tendo o tempo gasto pela bolinha em tal deslocamento já era possível se calcular a velocidade média da bolinha no trajeto através da fórmula: Vm = ∆S,
∆t
Onde Vm significa velocidade média, ∆S é o deslocamento escalar e ∆t é a variação daposição de um corpo num intervalo de tempo, onde ∆t = tfinal-tinicial.

Para que um corpo tenha um Movimento Uniforme é necessário que ele tenha Velocidade Média constante e diferente de zero, e que esse mesmo corpo não tenha aceleração.
O próximo experimento era pra definir se o movimento da outra bola metálica (maior) era um Movimento Uniformemente Variado. Para isso o professor pediu para que osalunos deixassem a rampa em uma inclinação de 1° (um grau). Depois era pra colocar a bola metálica no ponto zero e deixar que ela deslizasse até o ponto cinqüenta, e com auxilio do cronômetro medir o tempo gasto pela bolinha para percorrer esse trajeto. Depois era pra medir o tempo gasto pela bolinha para ir do ponto zero até o ponto duzentos. E assim até o ponto quatrocentos. E como noexperimento anterior se calcular a Velocidade Média utilizando o tempo gasto pela bolinha, e o deslocamento.
Agora além de calcular a velocidade média era necessário se calcular a aceleração, pois para um corpo ter um Movimento Uniformemente Variado sua velocidade tem que ser variada e sua aceleração constante e diferente de zero.

6. Parte Experimental (MU)
O professor pediu aos alunos para que...
tracking img