Preparo de misturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

BRUNA VEDOY DE SOUZA
CAMILA GRIGOL

AULA PRÁTICA - QUÍMICA GERAL
PREPARO DE MISTURAS

Xanxerê
2011

INTRODUÇÃO

É de extrema importância para quem pretende trabalhar em um laboratório aprender as técnicas de preparo de soluções. O conhecimento sobre o preparo de soluções tem fundamental importância tendo em vista que grande parte das reaçõesrealmente ocorre em solução aquosa e não aquosa. (UNIVERSIDADE, p. 48)
A partir desta questão, desenvolvemos práticas que serão descritas a seguir, envolvendo os processos de cálculos necessários e as respectivas observações, além disso, possibilitando uma familiarização com os materiais de laboratório.

MATERIAIS E MÉTODOS

2.1. MATERIAIS UTILIZADOS

- Balança Analítica
- Tubos de ensaio- Pipeta Pasteur
- Bastão de vidro
- Béqueres de 100mL
- Balões Volumétricos de 50mL e 500mL
- Pisseta
- Funil de Vidro
- Pipeta Graduada de 10mL
- Tela de Amianto
- Bico de Gás
- Pera de borracha

2.2 REAGENTES UTILIZADOS

- Sulfato de Ferroso – FeSO4
- Sacarose
- Cristais de Iodo (I2)
- Iodeto de Potássio (KI)
- Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2)
- Ácido Clorídrico Concentrado (HCl)- Hidróxido de Sódio (NaOH)
- Clorofórmio
- Água Destilada

2.3 MÉTODOS

2.3.1 Teste de Solubilidade 01

Primeiramente, na balança analítica pesou-se a massa de 5,0740g de Sulfato de Ferro (FeSO4) em um béquer de 100mL, sob agitação acrescentou-se lentamente água (de 1 em 1 mL) com a pipeta de Pasteur para observar o menor volume necessário para dissolução total do soluto. Em seguidarepetiu-se toda a experiência com 5,0001g de sacarose. Em seguida, foi possível determinar os valores de Concentração Molar.

2.3.2 Teste de Solubilidade 02

Em um tubo de ensaio, foi colocado 3 cristais de iodo (I2) em 2 mL de água. Depois de observada a reação, adicionou-se no mesmo tubo de ensaio 2mL de Clorofórmio. A mistura foi agitada e depois foi reservada.

2.3.3 Preparo de SoluçõesCalculou-se a massa de iodeto de potássio (KI) necessária para o preparo de 0,050 L de solução em 0,1 mol/L e também a massa de Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2) necessária para o preparo de 0,050 L de uma solução 0,05 mol/l.
Cada reagente foi dissolvido em um béquer de 100mL. Transferiu-se a mistura para os balões volumétricos com o auxílio de um funil de vidro. Lavaram-se os béqueres, três vezescada um, o funil também foi lavado e retirado. Completaram-se os balões volumétricos com água destilada até o menisco. A solução foi homogeneizada. Em seguida, as duas soluções foram misturadas em um béquer de 100mL e aquecidas.

2.3.4 Preparo de Solução de HCl de 1M

Retirou-se as informações necessárias no rótulo do frasco de Ácido Clorídrico para calcular o volume de Ácido necessário para opreparo de 100 ml de uma solução de acido clorídrico 1 mol/L. Pipetou-se o volume de Ácido Clorídrico calculado, e com a ajuda de uma pera de borracha, transferiu-se o liquido para um balão volumétrico de 100 ml. O balão volumétrico foi completado com água destilada. Inverteu-se o balão varias vezes a fim de homogeneizar a solução. Por fim, a solução foi reservada.

2.3.5 Preparo de Solução deNaOH 0,1M

Foram encontradas as informações no rótulo do frasco de Hidróxido de Sódio necessárias para calcular a massa que seria usada para o preparo de 500 mL de uma solução de Hidróxido de Sódio 0,1M. Pesou-se a massa calculada em um béquer com o auxílio de uma balança. Dissolveu-se a massa pesada com água destilada e em seguida ela foi transferida para um balão volumétrico de 500mL.Completou-se o balão volumétrico com água destilada até o menisco. Inverteu-se o balão varias vezes, segurando a rolha para certificar-se que não vazaria, a fim de homogeneizar a solução. Por fim, a solução foi reservada.



RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 TESTES DE SOLUBILIDADE

No primeiro teste de solubilidade, a Sacarose e o Sulfato de Ferro II foram dissolvidos em água, a Sacarose dissolveu-se...
tracking img