Aterro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aterro Industrial

ATERRO INDUSTRIAL: Técnica de disposição final de resíduos industriais no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais, utilizando, à semelhança dos aterros sanitários, princípios de engenharia para confinar os resíduos industriais, tanto perigosos (Classe I) quanto não inertes (Classe II), na menor área possível, ereduzí-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou a intervalos menores se for necessário.
A instalação de um aterro sanitário deste tipo é regido por legislação própria que tem objetivo de diminuir os impactos ambientais. Para tanto, sistemas de impermeabilização, drenagem, tratamento de gases e efluentes são imperativos.
Algunsmateriais podem ser proibidos de ser eliminados em aterros sanitários de resíduos sólidos comuns, incluindo itens industriais, tais como tintas, detergentes, produtos químicos, óleo do motor, baterias e pesticidas. Esses produtos são chamados de resíduos sólidos perigosos. Se mal destinados podem ser perigosos para a sua saúde e do ambiente.
O gerenciamento de resíduos tem-se transformado em umdos temas ambientais mais complexos. O número crescente de materiais e substâncias identificados como perigosos e a geração desses resíduos em quantidades expressivas têm exigido soluções mais eficazes e investimentos maiores por parte de seus geradores e da sociedade de uma forma geral.
Dependendo do local onde for instalado, caso haja lençóis hídricos próximos, o monitoramento é exigido também.O órgão responsável, no Brasil, pelo licenciamento e pela fiscalização dos serviços é o Instituto Estadual de Meio Ambiente - IEMA do estado em que o aterro foi instalado. Normas registradas na ABNT regem esse serviço e dão respaldo ao órgão público para aplicar a lei.
O processo de disposição final de resíduos sólidos da Classe II utiliza os aterros industriais especiais, constituídos porcélulas impermeabilizadas com camadas de argila compactadas, mantas de polietileno de alta densidade (PEAD) – com, no mínimo, 2 mm de espessura - e sistema de drenagem interna (retirada do chorume), o que garante aos aterros a segurança ambiental adequada e a obediência estrita às exigências da legislação.
Cumpre observar que o chorume drenado nos aterros deve ser encaminhado à Estação de Tratamentode Efluentes (ETE), o que garante segurança adicional ao sistema.
O aterro industrial vertical, que é a mais moderna tecnologia para disposição final de resíduos sólidos, é construído em camadas sobrepostas a partir do nível do solo, permitindo dispor num mesmo espaço um maior volume de resíduos, resultando em redução de custo e de área utilizada.
Os Aterros Industriais destinam-se a receberresíduos sólidos que não sejam reativos, não inflamáveis e com baixa quantidade de solvente, óleo ou água. A construção do aterro obedece a rigorosas técnicas nacionais e internacionais de segurança, visando garantir proteção total ao meio ambiente. Adotam técnicas de confinamento dos resíduos através de geomembranas, drenagem, tratamento de efluentes, e poços de monitoramento do lençol freático.
Oaterro Industrial é classificado como l ou ll, de acordo com o tipo de resíduo para o qual ele foi licenciado a receber.
No aterro Classe I podem ser dispostos resíduos como lodos de estação de tratamento de efluentes e galvânicos, borras de retífica e de tintas, cinzas de incineradores, entre outros. 
No aterro Classe IIA, destina-se à disposição de resíduos industriais não-perigosos enão-inertes, e também para a disposição de resíduos domiciliares.   
Devido à característica inerte dos resíduos dispostos, o Aterro Classe IIB dispensa a impermeabilização do solo. Esse aterro possui sistema de drenagem de águas pluviais e um programa de monitoramento ambiental que contempla o acompanhamento geotécnico (movimentação, recalque e deformação) do maciço de resíduos.
Condições Gerais,...
tracking img