Aterro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Operação de Aterros Sanitários

Apresentação
O Governo do Estado da Bahia está investindo recursos a fim de solucionar os principais problemas que atingem a população, tais como saúde, educação e saneamento visando, assim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos baianos. A SEPLANTEC - Secretaria do Planejamento, Ciência e Tecnologia, através da CONDER (Companhia deDesenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), vem trabalhando com o objetivo de melhorar a disposição final do lixo no Estado. Para que isso ocorra, entre outros processos, tem sido aplicada uma técnica bastante simples e eficiente: a implantação de aterros sanitários. Embora simples, esta técnica necessita de alguns cuidados em seu processo operacional para que sua eficiência seja maximizada. A operaçãoincorreta do aterro sanitário pode lhe conferir características indesejáveis como a de um lixão, trazendo sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Com a finalidade de orientar sobre os processos utilizados no aterro sanitário de sua cidade, criamos o "Manual de Operação de Aterros Sanitários" em formato de cartilha, que visa nortear, de maneira clara, todos os envolvidos no processo detratamento do lixo coletado, evitando assim possíveis falhas capazes de comprometer a eficiência do trabalho. Para isto, contamos com o apoio do Sr. Resolva. “Serei seu parceiro nessa empreitada e estarei sempre aqui para auxiliá-lo nesse trabalho tão importante: operar e monitorar o aterro com eficiência.”

09 Definição

15 Rotina Operacional

29 Tratamento do Chorume

35 Pessoal e MáquinasIdeais

39 Monitoramento

47 Manutenção

Definição
O Aterro Sanitário é um equipamento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade, com base em estudos de engenharia, para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente. Atualmente é uma das técnicas mais seguras e de mais baixo custo. Preferencialmente deve possuir uma vida útil superior a 10anos, prevendo-se ainda o seu monitoramento por alguns anos após o seu fechamento. No processo de decomposição dos resíduos sólidos, ocorre a liberação de gases e líquidos (chorume ou percolado) muito poluentes, o que leva um projeto de aterro sanitário a exigir cuidados como impermeabilização do solo, implantação de sistemas de drenagem eficazes, entre outros, evitando uma possível contaminação daágua, do solo e do ar.
CORTE DA SEÇÃO DE UM ATERRO SANITÁRIO Grama
OR SET LUÍDO ONC C

Drenagem superficial Drenagem de Gás Drenagem interna Célula de Lixo Camada de solo de cobertura Saída do chorume para estação de tratamento Frente de trabalho

EM OR SET UÇÃO C EXE EM OR SET ARO P PRE

Definição

Lençol Freático Camada Impermeabilizante Dreno de chorume na base do aterro

9

OAterro Sanitário tem várias vantagens, dentre elas: Auto-suficiência como destinação final Ao contrário de outros métodos, como a incineração e a reciclagem, o aterro sanitário não apresenta resíduos no final do seu processo; Baixos custos Apesar do custo inicial ser alto, o aterro sanitário permite um controle operacional, evitando gastos posteriores com meio ambiente; Controle Todas as etapas sãoacompanhadas por técnicos capacitados. Mas o grande vilão concorrente do aterro sanitário é o lixão que apresenta práticas inaceitáveis, como a deposição do lixo diretamente no solo, podendo acarretar enormes prejuízos para o meio ambiente e para a saúde pública.

ATERRO
Entrada restrita a veículos devidamente cadastrados, desde que contenham apenas resíduos permitidos para aquele aterro.LIXÃO
Sem qualquer controle de entrada de veículos e resíduos.

RECEPÇÃO DOS RESÍDUOS

CONTROLE DE ENTRADA
Pesagem, procedência, composição do lixo, horário de entrada e de saída dos veículos são observados. Não dispõe de controle de pesagem, horário, procedência, etc.

IMPERMEABILIZAÇÃO
Antes da utilização da célula, o local é devidamente impermeabilizado seguindo critérios que vão...
tracking img