As rodas cantadas e o desenvolvimento da capacidade expressiva e comunicativa nas crianças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade dos açores
Pólo Ponta Delgada

Ano lectivo: 2008/2009

Curso de Educação Básica
1º Ano



29 de Novembro de 2008
Universidade dos açores
Pólo Ponta Delgada

Ano lectivo: 2008/2009

Curso de Educação Básica
1º Ano



Trabalho realizado por:
Maria Silva
Natália Pedro
Raquel Costa

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho fala-nos das “Rodas Cantadas” e em quemedida esta modalidade predomina-se no desenvolvimento da capacidade expressiva e comunicativa na criança, abordando as suas características lúdico-poéticas- musicais e dinâmicas.
Hoje em dia, torna-se um bocado curioso falar-se em Rodas Cantadas visto que estas manifestações de cultura popular estão com um espaço muito diminuído. Já não se vê com muita frequência as crianças de hoje cantarem aquelascanções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam séculos de sabedoria e a riqueza do imaginário popular.
Contudo, apesar de já não as vermos muito não estão extintas. E ao confirmar uma situação quase contraditória, mesmo tendo partes omitidas ou formas esquecidas e transformadas, elas sobrevivem às novas tecnologias, talvez por serem um reflexo da busca do contacto coma expressão genuína que se torna insubstituível.

CORPO DO TRABALHO

1. RODAS CANTADAS
As Rodas Cantadas integram o conjunto das canções anónimas que fazem parte da cultura espontânea, decorrente da experiência de vida de qualquer colectividade humana. Elas produzem-se através de uma sequência natural e harmónica com o desenvolvimento humano.
Rodas cantadas são grupos de crianças e/ouadultos que formam uma roda de mãos dadas ou não, formando com a voz sons variados e melodias podendo executarem ou não coreografias. Através destas cantigas (que ao longo do tempo vão sofrendo adaptações/transformações, geralmente causadas por mudanças culturais) as crianças poderão experimentar momentos de bem-estar, utilizando a voz como principal instrumento e tomando consciência de movimentos maisorganizados.
Assim sendo, a voz, o corpo e a possibilidade de utilizar instrumentos formam um todo, sendo a criança solicitada a utilizá-los de forma integrada, harmoniosa e criativa. Segundo Câmara Cascudo (1988), as Rodas Cantadas referem-se a brincadeiras de folclore cantadas e dançadas apresentando melodias e coreografias simples. Em relação às outras modalidades de canções populares, asRodas Cantadas destacam-se pela sua constância “ (…) apesar de serem cantadas umas dentro das outras e com as mais curiosas deformações das, letras, pela própria inconsciência com que são proferidas pelas crianças.” (ibid, p.676). Elas são transmitidas oralmente, abandonadas em cada geração e reerguidas pela outra “numa sucessão ininterrupta do movimento e do canto quase independente da decisãopessoal ou do arbítrio administrativo.” (Ibid. P.146). As manifestações folclóricas nascem dos impulsos criadores, tanto individuais como colectivos.
O valor desta modalidade ultrapassa largamente o ângulo do funcionamento nacional, compreendendo muito mais, uma afirmação ou ampliação do emocional. “ (…) A identidade quer pessoal quer social, é sempre socialmente atribuída, mantida e transformada (…).O processo de identificação é um processo de construção de imagem, e o suporte fundamental é a memória, através da qual se obtém informações, conhecimentos, experiência e, por isso mesmo, a possibilidade de dar lógica, sentido, inteligibilidade aos vários aspectos da realidade.” (Meneses, apud. Garcia, Souza e Silva e Ferrari, 1989, p.14).
Assim, ocorre que, cantando e dançando em grupo, acriança traz elementos do passado da humanidade para o seu presente. “Neste processo a criança tem a possibilidade de transformar o desconhecido em conhecido, o inexplicável em explicável e reforçar ou alterar o mundo. Pode levantar questões, discutis, inventar, criar, transformar.” (Heller, apud.ibid.,p.14).

2. A CRIANÇA E A MÚSICA
Desde muito cedo a criança é sensível aos estímulos sonoros,...
tracking img