Predatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PREDATISMO

O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia alimentar em que os animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior(predadores / caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para deles se alimentarem.
Este tipo de relação ocorre principalmente em seres carnívoros (leão, lobo,tigre, homem), contudo também entre os herbívoros. Neste caso, com denominação de herbivorismo, sendo os vegetais o alimento, bem representado pelo ataque de formigas, gafanhotos ou lagartasdestruindo velozmente uma cultura.
Contudo, evolutivamente surgiram adaptações desenvolvidas pelas presas, selecionadas em defesa à predação, por exemplo, o mimetismo, a camuflagem e oaposematismo (cores de advertência).
Os carnívoros são exemplos de animais predadores, o leão, o lobo, o tigre e a onça são predadores que caçam, matam e comem zebras, coelhos, alces, capivarase outros animais. Nas águas são comuns os peixes predadores que vivem caçando e matando outros peixes a fim de se alimentarem; aves predadoras, que matam e comem outros animais, como ascorujas, águias e gaviões que atacam aves menores, ou seus ovos, ou outros animais menores, como ratos e lagartos; répteis predadores como crocodilos, jacarés e as lagartixas domésticas, quedevoram diversos tipos de presas; a maioria dos aracnídeos são predadores, como as aranhas, lacraias, escorpiões em geral atacam e devoram moscas, baratas e insetos em geral, ou até pequenasaves e mamíferos. Até mesmo no mundo dos micróbios o predatismo é evidente, existindo muitos protozoários maiores que são predadores de protozoários menores.
Raros são os casos em que opredador é uma planta. As plantas carnívoras, no entanto, são excelentes exemplos, pois aprisionam, matam e digerem principalmente insetos a fim de absorver os minerais contidos na carne deles.
tracking img