Predatismo:
Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. Ex.: cobra e rato, homem e gado. 

Todos os carnívoros são animais predadores. É o que acontececom o leão, o lobo, o tigre, a onça, que caçam veados, zebras e tantos outros animais. 

O predador pode atacar e devorar também plantas, como acontece com o gafanhoto, que, em bandos, devoramrapidamente toda uma plantação. Nos casos em que a espécie predada é vegetal, costuma-se dar ao predatismo o nome de herbivorismo. 

Raros são os casos em que o predador é uma planta. As plantascarnívoras, no entanto, são excelentes exemplos, pois aprisionam e digerem principalmente insetos. 

O predatismo é uma forma de controle biológico natural sobre a população da espécie da presa. Embora opredatismo seja desfavorável à presa como indivíduo, pode favorecer a sua população, evitando que ocorra aumento exagerado do número de indivíduos, o que acabaria provocando competição devido à falta deespaço, parceiro reprodutivo e alimento. No entanto ao diminuir a população de presas é possível que ocorra a diminuição dos predadores por falta de comida. Em conseqüência, a falta de predadores podeprovocar um aumento da população de presas. Essa regulação do controle populacional colabora para a manutenção do equilíbrio ecológico.

Parasitismo:
O parasitismo é um fenômeno pelo qual umaplanta ou animal sobrevive retirando nutrientes de outro ser. Estabelece-se nesta relação uma forte dependência, onde um lado é beneficiado (parasita) e o outro prejudicado (hospedeiro). Muitas vezes, oanimal ou planta que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte.

Podemos citar, como exemplo deste fenômeno, o piolho, que vive como parasita no couro cabeludo de seres humanos e animaisdomésticos. Eles retiram do seu hospedeiro o sangue, alimento fundamental para a sua sobrevivência. Outro exemplo bem conhecido é a tênia, que vive no sistema digestório dos seres humanos.

Os parasitas... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Predatismo, herbivoria e parasitismo.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Predatismo-Herbivoria-e-Parasitismo/515670.html

MLA

"Predatismo, herbivoria e parasitismo." TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Predatismo-Herbivoria-e-Parasitismo/515670.html>.

MLA 7

"Predatismo, herbivoria e parasitismo.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Predatismo-Herbivoria-e-Parasitismo/515670.html>.

CHICAGO

"Predatismo, herbivoria e parasitismo.." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Predatismo-Herbivoria-e-Parasitismo/515670.html.