Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAM SMITH (ESCOLA CLASSICA)

“Contra a intervenção excessiva do governo na economia , contra o monopólio concedido pelo estado a algumas grandes companhias e contra as leis que dificultavam a mobilidade da forca de trabalho”

o que gera riqueza: trabalho humano
fator decisivo: divisão do trabalho
divisão do trabalho: resulta da TROCA
troca:gera maior especialização, economia de tempo.“ acumulação de capital aumenta as forcas produtivas da nação”. “ nao se deve interferir nas leis do mercado: deixada a si mesma a economia caminha para o melhor dos resultados , conduzida pela mao invicsivel (liberalismo econômico) nao intervenção do estado nas leis do mercado”.

**ampliação dos mercados - troca - divisão do trabalho > produtividade- acumulação decapital

* distinguiu o valor de uso e o valor de troca
* somente o valor de troca tem interesse econômico

* trabalho é a medida do valor = TEORIA DO VALOR-TRABALHO = valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho necessário para produzi-lo(objetiva-depende dos custos)

TEORIA DO CONSUMIDOR

Demanda- intenção de compra
Utilidade- representa o grau de satisfaçãoque os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado.
Teoria do valor utilidade: pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda , pela satisfação que o bem representa para o consumidor.(subjetiva- depende da visão do consumidor).
Valor do uso: e a utulidade ou a satisfação que o bem representa para o consumidor.
Valor de troca: forma-se pelo preco no mercado,pelo encontro da oferta ou da demanda do bem ou serviço .
Teoria do consumidor(teoria da demanda): dada a renda e os preços do mercado , o consumidor, ao demandar um bem ou serviço , esta maximizando a utilidade ou satisfação que ele atribui ao bem ou serviço.
* Utilidade marginal: tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço .
* Lei da utilidade marginaldecrescente: que e a satisfação adicional(na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, E DECRESCENTE , porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome.
* medida de valor:pagar mais por algo que tenha utilidade maior

* curva de demanda: Excedente do Consumidor: é a diferença entre o que o consumidor está disposto a pagar e o que efetivamente paga.* Preço Marginal de Reserva: é o preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por uma unidade adicional de mercadoria.

* Curva de indiferença(ou isoutilidade)
Serve para ilustrar as preferencias do consumidor, diferentes combinações de bens que dao ao consumidor o mesmo nível de utilidade.(deseja adiquirir.

Restricoes orcamentaria : condicionara o conjuntopossível de bens que o consumidor PODE adquirir.

* a taxa marginal de substituição (TMS) mede a quantidade de uma mercadoria de que o consumidor está disposto a desistir para obter mais de outra.
* é medida pela inclinação da curva de indiferença.

* Linha do orçamento:
* indica todas as combinações de duas mercadorias para as quais o total de dinheiro gasto é igual à rendatotal.
PA A + PV V = R
PA A + PV V = R

* Efeitos das modificações na renda e nos preços
* modificações na renda:
* um aumento da renda causa o deslocamento paralelo da linha do orçamento para a direita (mantidos os preços constantes).
* uma redução da renda causa o deslocamento paralelo da linha do orçamento para a esquerda (mantidos os preços constantes).* modificações nos preços:
* se o preço de uma mercadoria aumenta, a linha do orçamento sofre uma rotação para a esquerda em torno do intercepto da outra mercadoria.
* se o preço de uma mercadoria diminui, a linha do orçamento sofre uma rotação para a direita em torno do intercepto da outra mercadoria.

No ponto A, a linha
do orçamento e a
curva de indiferença são...
tracking img