Emergencia do 3 setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Bruno Gil Fernandes N: 02

Trabalho de TGA – Setores da Economia

O Primeiro Setor tradicionalmente é o Estado, representado por entes políticos (Prefeituras Municipais, Governos dosEstados, Presidência da República). Além deste pode-se destacar os Ministérios, Secretarias, Autarquias, entre outras – que possuem e exercem o caráter público. É o governo, representando o uso de benspúblicos para fins públicos. O Segundo Setor é o mercado (empresas), é composto por entidades privadas atuam em benefício próprio e particular. O segundo setor refere-se ao mercado e é ocupado pelasempresas privadas com fins lucrativos, o que almejam são os lucros. O terceiro é formado por organizações privadas, sem fins lucrativos, desempenhando ações de caráter público. Geralmente o termoterceiro setor é utilizado para identificar que o espaço dessas organizações na vida econômica não se confunde nem com o Estado, primeiro setor, nem com o mercado, ou seja, segundo setor, trata-se deum setor que se identifica com uma terceira forma de redistribuição de riqueza, diferente da do Estado e da do mercado.
A redistribuição conduzida pelo Estado é feita através do monopólio do poderde coerção, da existência de um modelo institucional e da normatização jurídica. O Estado objetiva a redistribuição da produção da sociedade a todos os seus membros e tenta sanar as desigualdadesproduzidas pelo mercado. A realocação do Estado é movida pela lógica de justiça social.
A redistribuição conduzida pelo mercado, diferente da redistribuição pela via política, necessita de que todos osindivíduos sejam livres para que haja possibilidade de se estabelecer contatos, os quais sempre são feitos baseados em alguma noção de utilidade. A redistribuição de mercado coordena a organização dasociedade capitalista. O mercado move-se pela lógica do aumento da riqueza.
O terceiro setor é uma mistura de princípios públicos e privados e, portanto constitui outro mecanismo redistribuidor de...
tracking img