Pratica uniasselvi qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICA EDUCATIVA






LEANDRO ARCÊNCIO FERNANDES
LILIAN NUNES GOULART
MILENE ZEFERINO SCOLMEISTER
VANESSA ORLANDI
WESCLEY CÂNDIDO ESTÁCIO







PRIMEIROS SOCORROS EM EMERGÊNCIAS CLÍNICAS

Projeto apresentado para integralização das Práticas Educativas do Módulo IV – Tecnólogo em Segurança no Trabalho - Centro Universitário Leonardo daVinci.




Nome Professor-Tutor Externo: Sergio Luiz Rodrigues






























CAPIVARI DE BAIXO
2012
LEANDRO ARCÊNCIO FERNANDES
LILIAN NUNES GOULART
MILENE ZEFERINO SCOLMEISTER
VANESSA ORLANDI
WESCLEY CÂNDIDO ESTÁCIO







PRIMEIROS SOCORROS EM EMERGÊNCIAS CLÍNICASProjeto apresentado para integralização das Práticas Educativas do Módulo IV – Tecnólogo em Segurança no Trabalho - Centro Universitário Leonardo da Vinci.




Nome Professor-Tutor Externo: Sérgio Luiz
Rodrigues




















CAPIVARI DE BAIXO
2012
SUMÁRIO1 TEMA/ASSUNTO 01
1. PRIMEIROS SOCORROS EM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO..................01
2. PRIMEIROS SOCORROS EM CRISE HIPERTENSIVA..........................................02
1.3 PRIMEIROS SOCORROS EM DIABETES E HIPOGLICEMIA..............................04
2 OBJETIVOS 06
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA 06
4 CRONOGRAMA 06
5 REFERÊNCIAS 07
1 TEMA/ASSUNTO

Vivemos em um mundo que mudaconstantemente, que se recicla, se atualiza, se transforma e como tal, necessita de inovação, de pesquisas constantes. No mundo empresarial não é diferente; o colaborador tem sido cada vez mais a fonte de interesse; pois são eles que possibilitam a vantagem competitiva nas organizações.
O aumento desta competitividade faz com que as empresas estejam sempre à procura de novas ações para criarcondições de trabalho mais atraentes para o seu funcionário. Observa-se, por exemplo, um aumento considerável da preocupação na qualidade de vida no trabalho, entre outras iniciativas para inovar o ambiente profissional.
Diante do exposto os temas abordados para esta prática são: Qualidade de vida no trabalho; relação satisfação versus produtividade e o investimento das empresas em qualidadede vida.
1. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A Qualidade de vida é há muito tempo objeto de estudo e preocupação da raça humana.São vários os exemplos: dentre ele os ensinamentos de Euclides (300 a.c) de Alexandria que serviram de inspiração para a melhoria do método de trabalho dos agricultores as margem do Nilo, pesquisas sobre satisfação de trabalho entre eles HELTON Mayo,cujaspesquisas, conforme FERREIRA,REIS e PEREIRA (1999),HAMPTON (1991)e RODRIGUES (1999).Outro relevante trabalho foi o de Abrahan H.Maslow, que concebeu a hierarquia das necessidades, composta de cinco necessidades fundamentais: fisiológicas, segurança, amor, estima e auto realização.
Entre outros fatores o termo Qualidade de Vida no Trabalho engloba vários aspectos como: satisfação, motivação,condições de trabalho, oportunidade de crescimento.
Desenvolve-se varias teorias sobre a definição de qualidade de vida no trabalho.
Bowditch e Buono (1992) enfatizaram as práticas adotadas pelas organizações e que se constituem em ações voltadas à QVT. Para estes autores,
"um conjunto de definições equaciona a QVT com a existência de um certo conjunto de condições e práticas organizacionais tais comocargos enriquecidos, participação dos empregados nos processos de tomada de decisões, condições seguras de trabalho e assim por diante. Uma outra abordagem equaciona a QVT com os efeitos visíveis que as condições de trabalho têm no bem-estar de um indivíduo (por exemplo, manifestação de satisfação no local de trabalho, crescimento e desenvolvimento dos funcionários, a capacidade de atender a...
tracking img