Pragmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pragmática: È a ciência do uso linguístico, estuda as condições que governam a utilização da linguagem, a prática linguística.
Trabalha com enunciados construídos e se concentra no estado dos processos de inferência pelos quais compreendemos o que está implícito.

INTRODUÇÃO
Nesse trabalho veremos que todo enunciado é realizado numa situação definida pelos participantes (eu/tu), ou seja,pessoa, pelo momento da enunciação (agora), e pelo lugar em que o enunciado é produzido (aqui).
As referências a essa situação constituem a Dêixis (Fenômeno que exemplifica a interação de diversos níveis da organização com elementos contextuais) e os elementos linguísticos que servem para situar o enunciado que são os dêiticos.
Teremos então na didática: A pessoa, A enunciação, O tempo, O espaço.
Eainda veremos polidez linguística.

A ENUNCIAÇÃO
Sendo o passo fundamental e inicial para se estudar a Pragmática, é preciso saber o que é a enunciação. Segundo o dicionário, trata-se de exprimir/expor ideias por palavras, o que se encaixa com o que diz Benveniste (linguista estruturalista francês, conhecido por seus estudos sobre as línguas indo-europeias e pela expansão do paradigmalinguístico estabelecido por Ferdinand de Saussure), só que com outras palavras. Para ele, o primeiro sentido da enunciação produzir enunciados (segundo o dicionário, conjunto de sentenças que expressam algo). Ele diz também que a enunciação é a colocação em funcionamento da língua através do ato individual de utilização, ou seja, um falante utiliza-se da língua para produzir enunciados.
O enunciado éconstituído frequentemente por elementos que remetem à instância de enunciação: pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, adjetivos e advérbios de tempo e lugar. Ele pode ser constituído por uma sequência de frases, uma frase ou apenas uma palavra. Na análise textual, existem dois conjuntos: A enunciação enunciada, que é o conjunto de marcas identificáveis, os dêiticos, que remetem à instânciade enunciação (pessoa, tempo e espaço) e o enunciado, que é a sequencia enunciada desprovidas das marcas enunciativas. Em meio a tudo isso, a enunciação é o pressuposto lógico do enunciado.
Na linguagem, o homem se constitui como sujeito e esta categoria do eu é fundamental para que aquela se torne discurso. Na Pragmática, se existir um sujeito na enunciação enunciada de um contexto,consequentemente, o tempo e o espaço serão dependentes dele. A partir destes dois últimos, elementos adverbiais do sujeito, organizam-se todos os demais elementos adverbiais daquele mesmo contexto.
A Semântica Cognitiva considera a enunciação como um percurso que, partindo da mente do emissor, só está concluído na mente do receptor. Apresenta várias etapas, desde a percepção dos objetos do mundo natural pelosujeito enunciador até a implantação na mente do enunciatário dos elementos linguísticos produzidos em discurso.

A PESSOA
Veremos que as três pessoas não tem o mesmo estatuto.
Enquanto eu e tu são sempre os participantes da comunicação, o ele designa qualquer ser ou não designa ser nenhum.
A 3° pessoa é a única com que qualquer coisa é predicada verbalmente, uma vez que ela não implicanenhuma pessoa, pode ser representar qualquer sujeito ou nenhum e esse sujeito, expresso ou não, não é jamais instaurado como participante da situação de enunciação, por isso existem duas correlações:
1° Da pessoalidade, em que se opõem pessoa (eu/tu) e não pessoa (ele), ou seja, participantes da enunciação e elementos do enunciado.
2° A da Subjetividade, em que se contrapõem eu VS tu; a primeirapessoa é a pessoa subjetiva e a segunda é a pessoa não subjetiva.
Chamaremos pessoas enunciativas aquelas que participam do ato de comunicação, ou seja, o eu e o tu, e pessoa enunciva aquela que pertence ao domínio do enunciado, ou seja, o ele.
Os significados das pessoas são:
Eu: quem fala, eu é quem diz eu;
Tu: aquele com quem se fala, aquele a quem o eu diz tu, que por esse fato se torna...
tracking img