Pragmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A partir das considerações teóricas em Fiorin (2003) “a Pragmática é a ciência do uso lingüístico, estuda as condições que governam a utilização da linguagem, a praticalingüística. Um dos domínios de fatos lingüísticos que exigem a introdução de uma dimensão pragmática nos estudos lingüísticos é a enunciação, ou seja, o ato de produzir enunciados quesão as realizações lingüísticas concretas. Essa exigência se dá porque há certos fatos lingüísticos que só são entendidos em função do ato de enunciar” (p. 161). Como podemosperceber nesse excerto, certos elementos lingüísticos, a exemplo dos dêiticos (este, esta, aquele, aquela, isso, ontem, eu/tu), para serem compreendidos, demandam que o interlocutortenha acesso aos dados referentes ao contexto imediato em que se dá a produção discursiva.
# Com base no exposto, explique porque, ao chegarmos em uma sala de aula e nosdepararmos com a frase escrita no quadro “Eu apaguei o que estava escrito aqui ontem” não conseguiríamos entendê-la.
Observe-se a situação que segue:
O Professor de LínguaPortuguesa trabalha com seus alunos o texto “A menina e o Lobo”
Certo dia, a mãe de uma menina mandou que ela levasse um pouco de pão e de leite para sua avó. Quando a menina iacaminhando pela floresta, um lobo aproximou-se e perguntou-lhe para onde se dirigia.
– Para a casa de vovó – ela respondeu.
– Por que caminho você vai, o dos alfinetes ou odas agulhas?
– O das agulhas.
Em seguida, em exercício de interpretação, o professor pede aos seus alunos que analise a sentença “que ela levasse um pouco de pão e leite parasua avó”.
# Baseados nas considerações de Fiorin (2003) a cerca dos fenômenos da pragmática, discuta porque tal exercício não é eficaz para aprendizagem do Português.
tracking img