Pragas de eucalipto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Agrárias Insetário G.W.G. de Moraes
PRAGAS DE EUCALIPTO
Germano Leão Demolin Leite Vinicius Matheus Cerqueira

Bom dia pessoal! Hoje nós vamos falar sobre as pragas que atacam o EUCALIPTO.

Nesta aula nós vamos ver quais são os principais insetos que atacam o eucalipto, os seus danos e como controlá-los. O que agente pode fazerpara controlá-las. Quais são os danos que eles causam e muito mais. Mas primeiro é importante nós lembrarmos de que nem todos os insetos que estão na cultura são pragas. Pragas são aqueles insetos que causam dano econômico à cultura e é sobre estes insetos que vamos falar nesta aula.

Amigos, por outro lado existem também animais, incluindo insetos, que são considerados nossos amigos, chamadosINIMIGOS NATURAIS.

Amigos, os inimigos naturais utilizam as pragas como alimento, ou até mesmo como hospedeiro para colocar seus ovos, levando assim as pragas à morte e ocasionando uma redução de sua população.

Pessoal, nós vamos falar um pouco sobre o Eucalipto antes de nós falarmos sobre as pragas. O eucalipto é uma árvore que vem sendo amplamente cultivada no Brasil e no mundo, mas porquê? A resposta é simples. Primeiro que o eucalipto cresce rápido, em seis a sete anos já esta pronta para ser cortada. Parece muito tempo, mas em relação às demais árvores nativas como mogno e aroeira que demoram até trinta anos para chegar ao ponto para ser cortado, o eucalipto tem o seu crescimento consideravelmente rápido.

Segundo, pelo fato da quantidade de madeira que é produzida por hectare(ha), essa quantidade é muito alta.

Terceiro amigos, o eucalipto pode ser utilizado para muitas coisas, como por exemplo: Carvão, celulose, papel, madeira para moveis, mourões, postes, laminas de compensado e outros produtos de serraria.

E por ultimo, o mercado consumidor como as indústrias que cada vez mais estão precisando dessa matéria prima, a madeira, para produzir suas mercadorias.E como o corte de madeira nativa é mais restrito, devido às leis de proteção ao meio ambiente. A alternativa para eles é comprar madeira, de reflorestamento, ou seja, florestas de eucalipto.

Agora, nós vamos falar sobre as pragas do eucalipto. O eucalipto como qualquer outra cultura, é atacado por muitas pragas. Primeiro vamos falar sobre as FORMIGAS CORTADEIRAS.

As formigas cortadeirascorrespondem a 70% dos gastos no combate a pragas do eucalipto. Existem dois tipos de formigas cortadeiras que causam danos significativos no eucalipto. Pessoal, nós temos as saúvas

e as quenquéns.

Amigos, as saúvas são formigas maiores e de maior importância, elas medem de 1,5 a 2 centímetros, seus ninhos são formados por varias panelas. São ninhos grandes, com monte de terra solta sobreeles.

Já as quenquéns, são formigas menores com tamanho de 0,8 a 1 centímetro, seus ninhos são menores, com poucas panelas e sem terra soltas sobre eles. As formigas são insetos sociáveis, isso quer dizer que, dentro de um formigueiro existem varias castas, que podemos chamar de empregos, existem a rainha e as operárias. Dentro das operárias existem as Jardineiras, isso mesmo, jardineiras!Porque ao contrário de que se imagina, as formigas cortadeiras não se alimentam das folhas e flores que cortam e sim de um fungo.

Amigos, então por que as formigas cortam as folhas? A resposta é curiosa, elas cortam as folhas para servir de substrato, alimento para esse fungo, que parece uma esponja e que estão em uma câmara ou panela chamada de “jardim de fungo”. Além das jardineiras, existem asCortadeiras que medem entre 4 e 7 milímetros e são as responsáveis pelo corte e transporte dos alimentos para o ninho, escavação de novas panelas, canais e descarte do lixo. Também existem as soldados. São as formigas com maior porte, com mais de 7 milímetros, conhecidas “cabeçudas” e sua função é a defesa da colônia e da rainha.

Amigos, além da Rainha, que só existe uma por colônia, e das...
tracking img