Ppra de um restaurante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PREVENÇÃO

DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA













































Empresa: Restaurante Irmãos Bortoli



PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAIS - PPRA















Empresa : Restaurante Irmãos Bortoli

Endereço : Rua Vista Alegre nº86 – Penedo/ Itatiaia

Telefone: (24) 3351-1041

CNPJ:70866612/0001-50

Atividade : Restaurante

Nº de funcionários : 10

Grau de Risco: 02

















I - INTRODUÇÃO

Por solicitação da Empresa, Restaurante Irmãos Bortoli realizamos levantamento de dados para a revisão do PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (NR/9), conforme estabelece a Portaria nº 25, de 29 de Dezembro de 1994.

O trabalho de revisãodeste Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é de responsabilidade da empresa TST17, realizado pelos Técnicos de Segurança do Trabalho, Srs. Ângela de Bortoli, Daniel Nunes, Elizângela Vani, Flávio Freitas, Loraine Leite, Nathalie Salin e Paula Oliveira.

Este PPRA, uma vez revisado, será válido pelo prazo de 01 ano, quando então deverá ser novamente reavaliado.

II - INFORMAÇÕES SOBRE O PPRAO PPRA têm por objetivo promover a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir nos locais de trabalho.

Como responsabilidade, o PPRA estabelece que cabe:

A) À Empresa:



1. Providenciar a elaboração e efetiva implantação do Programa, custeá-lo egarantir o seu cumprimento.

2. Deixar disponível o documento-base, suas alterações e complementações, de modo a proporcionar o imediato acesso das autoridades competentes.

3. Indicar claramente no cronograma, previsto na estrutura do Programa, os prazos para o desenvolvimento e o cumprimento das metas do PPRA.

4. Dar ciência aos trabalhadores, de maneira apropriada e suficiente, sobre osriscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos, garantindo a proteção de sua integridade física e de sua saúde.

B) Aos Trabalhadores:




5. Colaborar e participar na implementação e execução do PPRA.
6. Acatar e atender as orientações recebidas nos treinamentos recomendados pelo PPRA.
7. Informar àchefia de forma imediata todas as ocorrências que a seu julgamento possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores.



No desenvolvimento do PPRA deverão ser incluídas as seguintes etapas:

8. Antecipação: Análise de projeto de novas instalações, métodos ou processos de trabalho ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para asua redução ou eliminação.

9. Reconhecimento dos Riscos: Identificação, localização e determinação das possíveis fontes geradoras, trajetórias e meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho, identificação das funções e dos trabalhadores expostos, caracterização das atividades e do tipo de exposição, dados de possível comprometimento à saúde, como decorrência do trabalho, e descriçãodas medidas de controle.

10. Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle.

11. Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores: Comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento, dimensionar a exposição dos trabalhadores, subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

12. Implantação de medidas de controle:Adotar as medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais, conforme condições estabelecidas em norma.

13. Avaliação da eficácia das medidas: Estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas e no controle médico de saúde ocupacional...
tracking img