Ppra restaurante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO TRABALHAR COM O COMPUTADOR

Autor: Hudson de Araújo Couto

Orientações contidas no livro COMO INSTITUIR A ERGONOMIA NA EMPRESA- A DINÂMICA DOS COMITÊS DE ERGONOMIA
A quem se destina:

- A pessoal de escritório, em geral, e para quem usa muito o computador
Esclarecimento inicial ao treinador:

É importante considerar que, muitas vezes, pode ser difícil passar alguns conceitosfundamentais para o pessoal de escritório, por uma série de motivos: um deles é a noção altamente desenvolvida de espaço pessoal, com a conseqüente dificuldade de aceitação de mudanças no posto de trabalho; outro é a dificuldade que se tem quando a pessoa racionaliza seu risco como baixo tendo a desculpa do pouco tempo na função; o terceiro é que, muitas vezes, uma configuração de um posto de trabalhocom computador que atende bem a determinado tipo de trabalho não atende a outro.

Sugerimos uma palestra de 2 horas, precedida de uma técnica de alto valor: gravar em vídeo-tape pessoas em situação ergonomicamente correta e em situação ergonomicamente inadequada e, no dia do treinamento, após passados os conceitos básicos, discutir exemplos, inclusive da própria realidade da empresa. Essaauto-identificação ajuda muito na mudança da postura das pessoas, passando a tê-las como aliadas na Ergonomia.

Um corolário: é fundamental pedir autorização a essas pessoas para usar suas imagens no treinamento, caso contrário elas irão obstacular os esforços de melhoria de postura.

No treinamento, deverão ser abordados:

1. Conceitos básicos relacionados à posição sentada (ver Capítulo 11, ParteI deste livro);

2. Conceitos básicos relacionados à prevenção dos distúrbios relacionados ao uso dos computadores (ver Capítulo 12, Parte I deste livro);

3. Demonstração de como é um posto de trabalho ergonomicamente correto e como utilizar o ajuste da mesa e da cadeira, visando um bom conforto - é de alto valor a montagem desse posto de trabalho ideal no próprio local do treinamento.

4.Análise das situações anti-ergonômicas, em fotos obtidas fora da empresa, ou na própria empresa conforme orientado anteriormente.

5. Para a parte de encerramento do treinamento, os pontos a seguir devem ser reforçados com os treinandos.
Orientação:
1- Correção visual

[pic]Se você necessita de alguma correção visual, garanta que seus óculos ou lentes de contato estejam "em dia". Caso sejaportador de astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia, será necessário trabalhar com o uso dos óculos ou lentes. Caso seja míope, isso poderá ser dispensado.

[pic]No caso de presbiopia (dificuldade de enxergar de perto após os 40 anos), a melhor correção visual é feita com lentes multifocais, com tratamento anti-reflexo.
2- Posicionamento do computador na sala e eliminação de reflexos na tela[pic]Posicione adequadamente seu equipamento na sala: monitor de lado para a janela; caso esteja de frente, ou de costas, deve haver persiana, a ser mantida fechada.

[pic]Procure identificar fontes de reflexo na tela do monitor de vídeo. Essa identificação costuma ser mais fácil com o monitor desligado. Elimine essas fontes de reflexo, se necessário, com ajuda do facilitador de sua área.[pic]Em algumas situações, a inclinação do monitor de vídeo pode ajudar.

[pic]Evite os filtros propostos como tendo propriedades anti-reflexo.
3- Posicionamento em frente ao monitor de vídeo

[pic]O monitor de vídeo deve estar bem em frente aos seus olhos. Não trabalhe com o monitor de lado, pois isso exige torções do tronco e do pescoço, com possíveis conseqüências dolorosas para seusmúsculos.

[pic]Em relação à altura do monitor de vídeo, a posição ideal é aquela em que o mesmo se encontra um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura. O limite superior do monitor de vídeo é na projeção horizontal de seus olhos. Se você é baixo, é possível colocar o monitor de vídeo direto sobre o tampo da mesa; porém, se você é...
tracking img