Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor à distância Profa. Ma. Ausdy Castro dos Santos.





JARAGUA DO SUL
2012
Introdução


O trabalho apresentado será um plano de aula para a educação infantil, sendo de grande importância para realização de uma aula, pois eles contem informações aserem apresentadas aos alunos, com os objetivos educacionais, contendo procedimentos e recursos de ensino.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, espaço de convivência, de ampliação de conhecimento, experiências, desenvolvimento e de aprendizagem.

Na elaboração de um plano de aula deve o professor buscar a melhor maneira de expressar o conhecimento ao aluno, pois o conteúdoda matéria de ensino e o processo de aprendizagem estão intimamente relacionados.

O plano de aula racionaliza as atividades do professor e do aluno, possibilitando melhores resultados e maior produtividade do ensino

Na Educação Infantil o processo de avaliação deve ser ponderado o desenvolvimento da criança com relação a ela mesma, pois Cada um tem um ritmo próprio, sendo que a avaliação nãodeve apenas quantificar a aprendizagem, mas servir para as próximas etapas de ensino.
Perfil da Turma


Para elaborarmos este plano de aula, visitamos a escola E.M.E.F. Iaro Eugenio Hansch P.E. Leãozinho Sapeca, que fica no bairro Imigrante, localizado na Rua Luis Balistieri, Guaramirim no estado de Santa Catarina.

Nosso público alvo é a educação infantil, (jardim três) turma da professoraSimoni, no qual 19 (dezenove) alunos compõem a turma com idade entre 5 (cinco) a 6 (seis) anos.

Em período pré-operatório, eles já possuem linguagem formada, coordenação motora, e pelo que podemos observar, são muitos disciplinados e independentes, sabem trabalhar em equipe, utilizam a imaginação, já sabem contar historia nomear objetos e cores.

A sala é composta por cinco mesas com quatrocadeiras, tendo também cartazes educativos de aniversariantes do mês, chamada, ajudante do dia, linha do tempo, todos expostos na parede da sala ao alcance dos alunos e, os recursos utilizados na sala de aula são jogos educativos, alfabeto móvel, lápis de cor e papel sulfite.

Os alunos também possuem acesso a veículos informativos através de livros, revistas, jornais e uma vez no ano vão aocinema.


Tema da Aula


O tema da aula a ser ministrado para a turma será Descobrindo o Alfabeto e sabemos que o primeiro contato das crianças com as letras é na educação infantil, portanto a apresentação do alfabeto em forma de texto No Reino das Letras Felizes (Heck, 2007), sendo fundamental para que elas entrem em contato com a diversidade de letras existentes, propiciando através daleitura o processo de associação entre elas.

Entretanto foi utilizado como material de apoio um artigo que fala do alfabeto e sua importância de ser ensinado, onde diz:

A escrita alfabética representa a estrutura fonológica das palavras. Ou seja, as letras representam sons. O conhecimento do nome das letras permite que as crianças aprendam os fundamentos com que adquirem depois o sistemaalfabético. Ao aprender os nomes, devem identificar e recordar a forma das letras. Além disso, o nome das letras ajuda a lhes dar os sons correspondentes. Quando copiam, tentam escrever palavras, prestando atenção a cada letra, pois têm de escrever uma a uma, o que ainda lhes permite a descoberta de numerosas correspondências letras-sons. (Em: . Acesso em: 03 novembros 2012.)

Contudo podemos dizer quea escrita tem relação com os sons da fala e não que é apenas um sistema de sinais ou traços. Um elemento importante na compreensão da identidade é trabalhar com o próprio nome da criança.

Através desse contato com o alfabeto os alunos passam a se sentir seguros ao reproduzi-las para o papel, enfim ainda não aprenderam corretamente a grafia das 26 letras do nosso alfabeto.

Para despertar...
tracking img