Potencial de membrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Potencial de Membrana
Todas as células do corpo humano apresentam um potencial elétrico através de sua membrana que é chamado, de potencial de membrana. Nas condições de repouso, esse potencial é negativo no interior da membrana. O potencial de membrana é causado por diferenças nas concentrações iônicas dos líquidos intracelulares e extracelulares. Importante pelo fato de que o liquidointracelular contem concentrações muito elevadas de íons potássio enquanto que, no liquido extracelular, a concentração desse íon é muito reduzida, o oposto ocorre com íon sódio. Concentração muito elevada no liquido extracelular e muito reduzida no liquido intracelular. Os potenciais de membrana desempenham papel fundamental na transmissão dos sinais neurais, bem como no controle da concentraçãomuscular, da secreção glandular e, sem qualquer dúvida, em muitas outras funções celulares. (GUYTON, 1988)
O potencial de membrana em repouso é a diferença de potencial existente através da membrana das células excitáveis, como neurônios e miócitos, no período entre os potencias de ação. (CONSTANZO, 2007)
O potencial de membrana em repouso é estabelecido por potenciais de difusão, resultantes dasdiferenças de concentração dos diversos íons pela membrana. Cada íon permeável tenta levar o potencial de membrana co relação a seu próprio potencial de equilíbrio. Os íons com maiores permeabilidades, ou condutâncias, em repouso fazem as maiores contribuições ao potencial de membrana em repouso, e os com menores permeabilidades contribuem pouco ou nada. (CONSTANZO, 2007)
O potencial de membrana emrepouso das células excitáveis fica de -70 a -80 mV. Assim, o potencial de membrana em repouso é próximo aos potenciais de equilíbrio do K+ e do Cl-, já que a permeabilidade a esses íons, em repouso, é maior. O potencial de membrana em repouso é muito diferente dos potenciais de equilíbrio do Na+ e do Ca+, já que a permeabilidade desses íons em repouso é baixa. (CONSTANZO, 2007)
Em repouso, asmembranas das células excitáveis são bem mais permeáveis ao K+ e ao Cl- do que ao Na+ e ao Ca2+. Essas diferenças de permeabilidade são as responsáveis pelo potencial de membrana em repouso. (CONSTANZO, 2007)

Potencias de Ação
O potencial de ação é fenômeno de células excitáveis, como neurônios e miócitos, e consiste na rápida despolarização (upstroke), em seguida pela repolarização do potencialde membrana. Os potenciais de ação são o mecanismo básico de transmissão de informação no sistema nervoso e em todos os tipos de músculos. O potencial de ação é a despolarização rápida, seguida de repolarização de volta ao potencial de membrana de repouso. (CONSTANZO, 2007)
A condutância ou permeabilidade de K+ é alta; os canais de K+ estão todos quase todos quase completamente abertos,permitindo abertos, permitindo que esses íons saiam da célula seguindo o gradiente de concentração existente. Essa difusão de K+, que leva o potencial de membrana até o potencial de equilíbrio de K+. A condutância do Cl- (não mostrada) também é alta, e, em repouso, esse íon esta próximo de seu equilíbrio eletroquímico. Em repouso, a condutância de Na+ é baixa e, assim, o potencial de membrana de repousoestá longe do potencial de equilíbrio desse íon.(CONSTANZO, 2007)
A deflexão inicial terminou, e o potencial de membrana é repolarizado até o nível de repouso, como resultado de dois eventos. Primeiro, as comportas de inativação dos canais de Na+ respondem a despolarização, se fechando, mas essa resposta é mais lenta do que a abertura das comportas de ativação. Além disso a despolarização abrecanais de K+, aumentando a condutância desse íon até valor maior do que o observado em repouso. O efeito combinado do fechamento dos canis de Na+ e da maior abertura dos canais de K+ faz com que a condutância desse último seja muito maior do que a do primeiro. Assim ocorre o estabelecimento de corrente de efluxo de de K+ e a membrana é repolarizada. (CONSTANZO, 2007)
Terminologia
A seguinte...
tracking img