Potencial de membrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES DE PRÁTICAS LABORATORIAIS
Potencial de Membrana

1- Baseando-se no resultado obtido em B, podemos afirmar que para 2 espécies iônicas, cujos valores de condutância são similares, aquelaque apresentar uma maior diferença entre a concentração intra e extracelular contribuirá mais para o Vm? Justifique.
2- No procedimento C, ao eliminarmos totalmente a contribuição do balde EK para onível da garrafa, simulamos uma célula apenas permeável a Na+. Como podemos calcular o Vm, e a qual estado de ativação celular esta condição mais se aproxima?
3- No procedimento D, ao eliminarmostotalmente a contribuição do balde ENa para o nível da garrafa, simulamos uma célula apenas permeável a K+. Como podemos calcular o Vm, e a qual estado de ativação celular esta condição mais se aproxima?4- No procedimento E, um novo nível de Vm era obtido quando o fluxo do balde ENa ou EK para a garrafa era parcialmente eliminado. Remetendo-se ao modelo elétrico, qual parâmetro elétrico foi alterado?5- Baseando-se no modelo hidráulico, como você despolarizaria a membrana celular?
6- Baseando-se no modelo hidráulico, como você hiperpolarizaria a membrana celular?
7- Qual a razão lógica dosvalores positivos ou negativos dos diferentes potenciais de equilíbrio de cada íon?

RESPOSTAS
1) Sim. O fato de um determinado íon apresentar maior diferença de concentração através da membrana fazcom que o Vm seja maior, porque esta diferença aumentada, eleva o gradiente e concentração da determinada espécie iônica (que tende a estar em equilíbrio eletroquímico). Isso fará com que a haja umaumento significativo na força elétrica necessária oposta.

2) A condição simulada no procedimento C lembra o influxo de Na+, o que poderá causar a despolarização celular se por acaso for alcançado olimiar exigido para isso. Neste período os canais de K+ voltagem-dependentes estão inativados, situação simulado no procedimento quando sanamos a contribuição do balde EK.

VNa+ = (61,5log x...
tracking img