Potencial de membrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POTENCIAL DE MEMBRANA

1- Normalmente, o sódio (Na+) e o cálcio (Ca2+) são mais concentrados no fluido extracelular, o potássio (K+) é mais concentrado no interior da célula, ao mesmotempo, a membrana da célula em repouso é muito mais permeável ao K+ do que ao Na+ ou ao Ca2+, fazendo do K+ o principal determinante do potencial de repouso da membrana. As forças que atuamfazendo com que um íon se movimente através da membrana plasmática são os seus gradientes de concentração químicos e elétricos, cada íon se moverá através da membrana até que seja atingido seupotencial de equilíbrio, que por sua vez gera a DDP

2- Para manter esse potencial de repouso, é preciso manter o gradiente de concentração. Esse gradiente é mantido por meio da Bomba de Sódioe Potássio, um mecanismo que manda K+ para dentro da célula e expulsa Na+ da célula.
3- A) Após a célula receber um estímulo, se esse estímulo ultrapassar o limiar de excitabilidade, irádesencadear uma série de eventos na membrana, ocorre à abertura dos canais de Na+, ocorrendo à despolarização (inversão de cargas), até atingir um pico máximo de despolarização, onde ocorrerá ofechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+, ocorrendo a repolarização e posteriormente com a atuação da bomba de Na+ K+ ATPASE a célula voltará ao potencial de repouso.
B) Opotencial de ação de dá quando o estímulo ultrapassa o limiar de excitabilidade (acima de -60mv).
C) Os potenciais graduados são sinais de força variável que percorrem curtas distâncias e perdemforça a medida que viaja através da célula, desse modo não consegue ultrapassar o limiar de excitabilidade, mesmo ocorrendo despolarização e repolarização.
4- Os potenciais de ação sãodespolarizações grandes e uniformes que se movimentam rapidamente ao longo de grandes distâncias através do neurônio sem perder sua força, ultrapassando o limiar de excitabilidade da...
tracking img