Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem empreende está utilizando todas as suas capacidades para realizar alguma coisa que tenha valor para a sociedade. Uma sociedade que possui muitos empreendedores, que estão realizando coisas, está em um movimento de geração de riqueza. Por outro lado, uma nação com poucos empreendedores tem uma capacidade muito limitada de produzir bens e serviços para atender às suas necessidades.
O atode empreender ganhou importância para a economia nos séculos XVIII e XIX. Para os economistas de então, uma das razões eram o impulso e a força dos empreendedores que moviam as empresas para frente.
Há muitas definições do termo empreendedor, principalmente porque são propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizam os princípios de suas próprias áreas de interesse para construiro conceito. (...) os economistas, associaram o empreendedor à inovação, e os comportamentalistas, que enfatizam aspectos atitudinais, com a criatividade e a intuição.
O termo empreendedor surgiu na segunda metade do século XVIII e no início do século XIX com os economistas Richard Cantillon (1755) e Jean-Baptiste Say (1803), que não estavam somente preocupados com a economia em termos macro,mas também com as empresas, a criação de povos empreendimentos e o gerenciamento de negócios. O fato é que ambos consideravam os empreendedores pessoas que corriam riscos, porque investiam o seu próprio dinheiro. Em 1911, com a publicação da obra de Schumpeter denominada Teoria de Desenvolvimento Econômico, é que a conotação de empreendedor adquiriu um novo significado, ligando-o de maneira clara àinovação.


O dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define a palavra “empreender” como a ação dpraticar, de pôr em execução. Origina-se do latim imprehendere. Já o termo empreendedorismo” parece ter sido originado da livre tradução da palavra da língua inglesaentrepreneurship.

Para Schumpeter (1978), empreendedorismo está na percepção e no aprimoramento das novas oportunidades no âmbitodos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações.

Em português, o termo espírito empreendedor para o termo entrepreneurships. Drucker (1998) explica que os termos entrepreneurship e entrepreuner têm problemas de definição até mesmo na língua francesa na qual o primeirotermo teve origem. O autor afirma também que entrepreneurships não é arte nem ciência, mas sim uma prática e uma disciplina.
Já em Dolabela (1999, p.16) vê-se que O empreendedorismo é um fenômeno cultural.
Segundo Lezana e Tonelli (1996), um dos principais motores da sociedade moderna é o empreendedorismo. Através dele, com seus negócios, que se gera riqueza e bem-estar, além de empregos.
ParaDrucker (1974, p.63) argumenta que o trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje, capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente.
Para Barreto (1998, p.75) Empreendedor Habilidade de criar e constituir algo a partir de muito pouco ou do quase nada. Fundamentalmente, o empreender é um ato criativo. É a concentração de energia noiniciar e continuar um empreendimento. É o desenvolver de uma organização em oposição a observá-la, analisá-la ou descrevê-la. Mas é também a sensibilidade individual para perceber uma oportunidade quando outros enxergam caos, contradição e confusão. É o possuir de competências para descobrir e controlar recursos aplicando-os da forma produtiva.

Todas essas definições remetem o perfil doprofissional exigido pela globalização a uma outra formatação. Pode-se observar que as organizações estão substituindo nomenclaturas, por exemplo, chefe para líder, empregados para colaboradores. Encontra-se também quem seja mediador, facilitador, porém hoje é comum ouvir o nome de empreendedor ou intraempreendedor.

Percebe-se, porém, que há diferenças a respeito das definições exatas, embora haja...
tracking img