Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSITIVISMO
Doutrina Positivista
Ordem, progresso e a ciência como religião da humanidade

O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que tempor objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas,O Positivismo tem por finalidade colaborar para estabelecer uma educação e uma instrução,a fim de criar uma Única Civilização Positiva.
O Positivismo repudia toda via de ação violenta para a transformação da sociedade; ele entende que devemos agir pelos meios de demonstração, persuasãoe calcado na Moral Positiva, sobretudo.
O Positivismo tem por Máxima ou por Fórmula Sagrada:
O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
Sua fórmula Moral é: Viver para opróximo
A doutrina positivista regulamenta e coordena os sentimentos e as ações humanas em torno do Grande Ser: Família, Pátria e Humanidade.
A Moral Positiva pode ser resumida como sendo o conjuntodas melhoras espirituais, ou seja, dos aperfeiçoamentos afetivos, intelectuais e das ações práticas, com sua respectiva influência sobre as outras partes e funções do Organismo Individual Humano, demaneira a se por cada vez melhor no estado de ser útil a um ao outro
Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo,para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

Para Comte, o método positivista consiste na observação dosfenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento resumiu seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentarelaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.

O positivismo teve fortes...
tracking img