Pacotes para o debian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são pacotes

Pacotes Debian são programas colocados dentro de um arquivo identificados pela extensão .deb incluindo arquivos necessários para a instalação do programa, um sistemas de listagem/checagem de dependências, scripts de automatização para remoção parcial/total do pacote, listagem de arquivos, etc.
Um nome de pacote tem a forma nome-versão_revisão.deb

Instalar pacotes

Useo comando: dpkg -i [NomedoPacote] (ou --install) para instalar um pacote em seu sistema. Talvez ele peça que seja instalado algum pacote que depende para seu funcionamento. É preciso especificar o nome completo do pacote (com a versão e revisão).

Dependências

Dependências são pacotes requeridos para a instalação de outro pacote. Na Debian cada pacote contém um programa com uma certafunção. Por exemplo, se você tentar instalar o pacote de edição de textos supertext que usa o programa sed, você precisará verificar se o pacote sed está instalado em seu sistema antes de tentar instalar o supertext, caso contrário, o pacote supertext pedirá o sed e não funcionará corretamente. Note que o pacote supertext é apenas um exemplo e não existe (pelo menos até agora :-). O programa dselectfaz o trabalho de checagem de dependências automaticamente durante a instalação dos pacotes.
A colocação de cada programa em seu próprio pacote parece ser uma dificuldade a mais para a instalação manual de um certo programa. Mas para os desenvolvedores que mantém os mais de 8710 pacotes existentes na distribuição Debian, é um ponto fundamental, porque não é preciso esperar uma nova versão dosupertext ser lançada para instalar a versão mais nova do pacote sed. Por este motivo também é uma vantagem para o usuário.

Listar pacotes existentes no sistema

Use o comando: dpkg -l [pacote] (--list) para isto.
Na listagem de pacotes também será mostrado o "status" de cada um na coluna da esquerda, acompanhado do nome do pacote, versão e descrição básica. Caso o nome do [pacote] sejaomitido, todos os pacotes serão listados.
É recomendado usar "dpkg -l|less" para ter um melhor controle da listagem (pode ser longa dependendo da quantidade de programas instalados).




Removendo pacotes do sistema

Use o comando: dpkg -r NomedoPacote (--remove) para remover um pacote do sistema completamente. Somente é necessário digitar o nome e versão do pacote que deseja remover, nãosendo necessário a revisão do pacote.
O comando dpkg -r não remove os arquivos de configuração criados pelo programa..

Removendo completamente um pacote

Use o comando: dpkg -P [NomedoPacote|-a] (--purge) para remover um pacote e todos os diretórios e arquivos de configuração criados. Não é necessário especificar a revisão do pacote. O comando dpkg--purge pode ser usado após uma remoção normaldo pacote (usando dpkg -r).
Caso você usar diretamente o comando dpkg --purge, dpkg primeiro removerá o pacote normalmente e após removido apagará todos os arquivos de configuração.
Caso especifique a opção -a (ou sua equivalente --pending) no lugar do nome do pacote, todos os pacotes marcados para remoção serão removidos completamente do sistema.
Note que o dpkg --purge somente removearquivos de configuração conhecidos pelo pacote. Em especial, os arquivos de configuração criados para cada usuário do sistema devem ser removidos manualmente. Seria pedir demais que o dpkg também conhecesse os usuários de nosso sistema ;-).

Endereços de servidores e mirrors nacionais da Debian

Segue abaixo uma relação de servidores que podem ser colocados em seu arquivo sources.list:Endereço Diretório Principal
-------- --------- ---------
ftp://ftp.debian.org.br /debian
ftp://ftp.br.debian.org /debian
ftp://ftp.debian.org /debian
ftp://download.sourceforge.net /debian
ftp://ftp.quimica.ufpr.br /debian...
tracking img