Artigo sobre debian gnu/linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SITEMA OPERACIONAL DEBIAN GNU/LINUX



Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Marcelo Orrico

Alunos:
______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________




1. INTRODUÇÃO
Em 25 de agosto de 1991, Linus Torvalds disponibilizou na Usenet a versão 0.02 do Kernel que viria a ser um dos maiores revolucionários Sistemas Operacionais já lançados na história, o Linux. Talvez seu maior diferencial foi serregistrado sob a Licença Pública Geral (GNU), que a princípio proíbe sua comercialização, mas dá a liberdade de qualquer pessoa executar o programa para qualquer propósito, estudar seu funcionamento acessando seus códigos fonte, distribuir suas cópias e, por fim, aperfeiçoá-lo alterando suas linhas de código.
Dois anos mais tarde, em agosto de 1993, Ian Murdock deu início ao Debian, como uma novadistribuição que seria feita abertamente, agregando a filosofia do Linux e do projeto GNU. Começou a ser desenvolvido por um pequeno grupo de desenvolvedores de Software Livre e hoje é uma das comunidades mais bem-sucedidas e organizadas no mundo Open Source.
2. O PROJETO DEBIAN
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O Debianutiliza o kernel Linux como core do sistema, no entanto o grupo trabalha para fornecer o SO com outros kernels, primeiramente como o Hurd, produzido pelo projeto GNU.
Todo o Sistema Operacional é desenvolvido por colaboradores espalhados pelo mundo. Este enorme time é composto por pessoas que fazem isso porque gostam de ajudar outras pessoas, outros escrevem programas para aprender mais sobrecomputadores e também há aqueles que acreditam na filosofia do software livre, apoiando o projeto para combater o preço inflado do software comercial.
O compromisso do Debian com o software livre é tão forte que em 5 de julho de 1997 foi criado um Contrato Social para formalizá-lo. Este mesmo contrato recebeu uma versão ratificada em 26 de abril de 2004.
O primeiro tópico deste Contrato Socialressalta que o “Debian permanecerá 100% livre” com a seguinte citação:
“Nós disponibilizamos as definições que usamos para determinar se um software é livre no documento intitulado A Definição Debian de Software Livre (DFSG). Nós prometemos que o sistema Debian e todos seus componentes serão livres de acordo com essas definições. Nós iremos fornecer suporte às pessoas que desenvolvem ou usam softwarelivre e não-livre no Debian. Nós nunca faremos o sistema depender de um componente não-livre.” (Contrato Social Debian de 26 de Abril de 2004)
Mas mesmo com sua preocupação na filosofia em software livre, o Debian reconhece a necessidade da utilização de software não-livre dos seus usuários, disponibilizando também boa parte destes pacotes para que eles não sejam prejudicados.
3. PROCESSO DEHOMOLOGAÇÃO
Uma das principais qualidades do Debian é a forma com que os pacotes de aplicativos são testados. Para isso a comunidade de desenvolvedores contam com uma versão exclusiva de implementação, uma para testes e a versão final, que é chamada de estável (stable).
Segue um pequeno exemplo de como as coisas acontecem:
Debian Instável (Unstable) - Sid
É como se fosse a eterna versão beta doDebian. Aqui os aplicativos são analisados minuciosamente a procura de possíveis erros de programação e compatibilidade que serão corrigidos e enviados para a versão de de teste (testing).
Debian de Teste (Testing) - atual Wheezy
É para esta versão que são enviados os pacotes previamente analisados no Debian Sid. Eles são enviados para a árvore de pacotes da versão onde serão testados até que...
tracking img