Trabalho sobre engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE ENGENHARIA



1) Qual é a data na qual a profissão de engenharia foi regulamentada no Brasil ?



A regulamentação da profissão de engenheiro , no Brasil, foi apenas conquistada em 11 de dezembro de 1933, pelo Decreto-Lei 23.569, quando foram criados os conselhos Federal e regionais de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura.



2) Qual é a data na qual se comemorao dia da engenharia?



O dia da engenharia é comemorado no Brasil em 10 de abril, data de morte do Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita,que foi honrado com o titulo de patrono da engenharia, durante a Guerra da Tríplice Aliança, ao qual se encontrava à frente do 1 º Batalhão de Engenharia.



3) Qual é o número do decreto que primeiramente regulamentou a profissão deengenharia no Brasil?



Como citado na primeira questão, o numero do decreto que primeiramente regulamentou a profissão de engenheiro no Brasil foi o Decreto-Lei 23.569.



4) Qual o número da lei, em vigor, que regulamenta a profissão de engenharia no Brasil?



Atualmente, a lei a qual regulamenta a profissão de engenharia é a Lei n° 5.194, decretada pelo Congresso Nacional esancionada pelo presidente Costa e Silva.



5) Qual é o ano no qual a lei que regulamenta a profissão de engenharia no Brasil entrou em vigor ?



O ano em que entrou em vigor a lei foi no dia 24 de dezembro de 1966.

















6) Quais são as várias especialidades de engenharia reconhecidas pelos conselhos de engenharia do Brasil? Descreva um pouco sobre cada umadelas.



São diversas as especialidades de engenharia que são reconhecidas pelos conselhos de engenharia do Brasil, descritas abaixo:



Engenharia Aeronáutica

É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, comoaviões, helicópteros, foguetes e satélites.



Engenharia Ambiental

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeite os limites dos recursos naturais. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas.



Engenharia da Computação

É o conjunto de conhecimentosusados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Engenharia de Alimentos

São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional cuida de todas as etapas de preparo econservação de alimentos de origem animal e vegetal.



Engenharia de Controle e Automação

É o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação projeta e opera equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral, além de fazer sua manutenção.



Engenharia de Petróleo e Gás

É o conjunto de técnicasusadas para a descoberta de jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo e gás atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e em petroquímicas.



Engenharia de Alimentos

São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esseprofissional cuida de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal.











Engenharia de Segurança do Trabalho

É o ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador. O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidente sem sua atividade profissional, sejam...
tracking img