Linux debian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Software livre X software gratuito

Software Livre:
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (softwarecomercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Software Gratuito:
Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o "free" de "freeware" com o "free" de "free software", pois noprimeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como "freeware" não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagarpara acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

Conceito de Distribuição
Não existe uma “verdade” absoluta. Assim como não existe o maior sábio em linux, não existe a melhor distribuição. A escolha da melhor distribuição está muito relacionada com os objetivos para o uso do sistema e com o hardware associado. A única coisa que se pode fazer é indicar as opçõesexistentes para que o usuário (ou grupo de usuários) analise e faça sua escolha pessoal.
Uma distribuição-linux é a implementação da base do sistema operacional linux gerada por uma empresa (ou individualmente) que contém ferramentas operacionais (além das necessárias) e programas para produtividade. Em geral as diferenças entre as tantas distribuições estão praticamente no programa de instalação(instalador), nos pacotes que serão instalados e nas configurações iniciais (padrão). Muitas destas distribuições têm como base as mais conhecidas e estáveis como Mandrake, Red-Hat e Debian.
Porque existem tantas distribuições? Porque cada “distribuidor” propõe modificações e vantagens mais específicas em sua distribuição que as outras similares não oferecem, visando atender um determinado grupode usuários que possuem propósitos bem específicos. Em geral, as novas distribuições visam atender usuários menos experientes fornecendo ferramentas mais amigáveis de uso geral. Só por curiosidade, até o momento desta publicação, foram contadas cerca de 320 distribuições!!


Introdução
Projeto GNU
Projeto GNU, em computação, é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivode criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, estudar, modificar e redistribuir o programa e seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.
Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não deveria utilizar-se do código fonte do UNIX. Stallman escolheu o nome GNU porque este nome,além do significado original do mamífero Gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU Não é Unix).
A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.
Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas faltava o principal, queé o núcleo do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um núcleo chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um núcleo que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este núcleo ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.
Atualmente, o sistema operacional GNU com o Linux é conhecido como GNU/Linux,...
tracking img