Portugues como lingua estrangeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
FACULDADE DE LETRAS E ARTES
CAMPUS AVANÇADO WALTER DE SÁ LEITÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS








JULIANE SHIRLEY DE A. NOBRE







CRENÇAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZES INICIANTES ACERCA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.
















ASSU/RN
2010JULIANE SHIRLEY DE A. NOBRE












CRENÇAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZES INICIANTES ACERCA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.








Monografia apresentada ao Departamento de Letras, do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como requisitoparcial para obtenção do título de licenciada em Letras- habilitação em Língua Inglesa e respectivas licenciaturas.



Orientador: Prof. Dr. Silvano Pereira de Araújo








ASSU/RN
2010




























Catalogação da Publicação na Fonte.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Setor de Processo TécnicoJULIANNE SHIRLEY DE A. NOBRE


CRENÇAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZES INICIANTES ACERCA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.





Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Licencianda em Letras / habilitação em Língua Inglesa e respectivas literaturas, do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, daUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte.





Aprovado em




BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________
Profª. Drª. Ana Maria de Oliveira Paz
Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN


_____________________________________________
Prof. Esp. Leodécio Martins
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN_____________________________________________
Prof. Dr. Silvano Pereira de Araújo (Orientador)
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN




DEDICATÓRIA






A todos os professores que têm levantado a bandeira do ensino de Português como Língua Estrangeira aqui no Brasil e até o momento a tem sustentado nas mãos com tamanha perseverança.AGRADECIMENTOS






Ao grande dono do saber, aos mestres dos mestres, Àquele que é a razão maior da minha existência, que me faz prosseguir, mesmo quando a jornada é extremamente longa, a ti Senhor, Jesus Cristo, minhas sinceras gratidões.


À minha mãe Selma, minha tia Maria das Graças e amigos que meapoiaram através de palavras de incentivo e carinho nas horas que minhas forças físicas e mentais pareciam esgotadas.


A todos os mestres da academia, especialmente ao professor-pesquisador Dr. Silvano Pereira de Araújo, que sempre segura em minhas mãos, através do estímulo e incentivo, para que eu possa prosseguir.


Por fim, a todos que acreditaram que seríamos capazes de chegar ao fim da“primeira trilha” educacional.
































RESUMO

Nosso objetivo, nesta pesquisa é apresentar as crenças e expectativas, bem como as implicações destas, na vida dos aprendizes iniciantes acerca do uso de materiais didáticos no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira. Ao tratarmos de crenças, adotamos o ponto de vista maiscontemporâneo, apoiado na visão de Barcelos, que trata da abordagem contextual. Quanto ao uso de materiais didáticos no ensino de português como língua estrangeira, nosso embasamento teórico se constitui com autores tais como: Almeida-Filho (2001), Tomlinson e Masuhara (2005), Trouche e Júdice (2006), Trouche (2006), Kitao e Kitao (2007). Assumimos uma postura metodológica de natureza qualitativa, que...
tracking img