Portifolio pesquisa e pratica profissional- contexto educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



ANA CAROLINA MIRANDA VIEIRA, 728827

ELCIANA SOUSA GALVÃO, 768319

SARAH DE OLIVEIRA SILVA, 709985











PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS















SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



ANA CAROLINA MIRANDA VIEIRA, 728827

ELCIANA SOUSAGALVÃO, 768319

SARAH DE OLIVEIRA SILVA, 709985







PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS



Relatório de Portifólio de Pesquisa e Prática Profissional – Contextos Educativos apresentado à UTA – Gestão Educacional, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.Tutor Local: Rosângela Aparecida do Rosário Mendes
Centro Associado: ITS





SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................... 4

2. DESENVOLVIMENTO......................................................................... 5

2.1APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS................................. 7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................... 12

4. REFERÊNCIAS.................................................................................. 13



































1. INTRODUÇÃO



Tema: Análise de ambiente de educaçãonão formal




Este trabalho de Pesquisa e Prática Profissional tem por objetivo verificar a concordância, ou não, entre os aspectos teóricos apresentados no livro “Contextos Educacionais por uma educação integral e integradora de saberes” e a realidade de uma unidade de educação não formal. Abordaremos, desta maneira, as atividades realizadas no espaço educativo pesquisado edemonstraremos a relevância deste tipo de atividade para a comunidade que participa deste ambiente, seus métodos de ensino, suas particularidades e as principais características e conseqüências vivenciadas pelas pessoas que freqüentam suas atividades.

A pesquisa foi realizada na cidade de Lorena, mais precisamente no bairro Vila Nunes, entre os dias 22 e 29 de Abril de 2012. Neste espaço aspessoas desenvolvem atividades recreativas que visam à formação do ser humano, seu caráter e o desenvolvimento intelectual para um melhor entendimento do mundo onde vivemos.

No desenvolvimento desta pesquisa iremos primeiramente apresentar uma contextualização teórica introdutória dos principais conceitos tais como: o conceito dos contextos educativos, a diferença entre contextos educativosformais e não formais, o panorama histórico deste tipo de contexto no Brasil e as ações educativas que possibilitam a aproximação entre os espaços escolares e não escolares. Após esta introdução da teoria descreveremos o ambiente pesquisado, suas atividades, o público alvo deste espaço educacional e faremos um paralelo entre teoria e prática neste tipo de contexto educacional.

Por fimapresentaremos os dados coletados, identificaremos as atividades desenvolvidas e analisaremos as entrevistas concedidas por pedagogos do espaço não formal pesquisado.



2. DESENVOLVIMENTO

Principais características de contextos educativos formais e não formais.

Primeiramente devemos definir o que são contextos educativos e quais as diferenças entre contextos formais e nãoformais; pois bem, contextos educativos são contextos onde a Educação ocorre, ou seja, a educação pode acontecer tanto na escola quanto fora dela. Quando a educação acontece em um ambiente escolar definido dizemos que o contexto educativo é formal e quando acontece em um ambiente não escolar, como por exemplo, um ateliê de um artista plástico, dizemos que o contexto educativo é não formal....
tracking img