Portais do governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura e Conteúdos
Dos Portais do Governo, do Cidadão e da Empresa





INDICE



INTRODUÇÃO


1. PORTAL DA EMPRESA 4


2. PORTAL DO GOVERNO 9


3. PORTAL DO CIDADÃO 13


CONCLUSÃO 18


WEBLIOGRAFIA 19
























INTRODUÇÃO


No âmbito da disciplina de Gestão da Comunicação, foi proposto um trabalho de consulta centradono tema A Comunicação na Administração Pública: Estrutura e Conteúdos dos Portais do Governo, do Cidadão e da Empresa.
De que modo, estão estruturados os principais portais de comunicação da Administração Pública, bem como os conteúdos que estes abrangem são objectos de uma análise expositiva neste trabalho, tendo em conta possíveis semelhanças e diferenças entre eles. O método deelaboração do trabalho consistiu na consulta e exploração dos portais, na internet, dedicados ao Governo, Empresas e Cidadão. Todos estes encontram-se interligados, prestando um serviço público a toda a sociedade. Actualmente, com os meios de comunicação em rede, é cada vez mais imperativo estar ligado ao mundo e providenciar uma maior interacção entre a comunidade e toda a teia que compõe a AdministraçãoPública e Governo. É aqui que reside a grande importância para a existência destes portais: auxiliam mais facilmente os cidadãos e oferece-lhes um contacto mais próximo junto das devidas entidades e organizações. Nas democracias modernas e com os media cada vez mais integrados no lar das pessoas, nomeadamente através da internet, a informação flui através de um pequeno número de cliques. Associedades exigem uma maior proximidade entre as entidades que gerem a nação e os indivíduos que nela se encontram. É uma evolução dos tempos. Por outro lado, estes três sítios oferecem múltiplos serviços aos visitantes. Esta é a vertente que a modernidade mais comporta: a redução de serviços no seio urbano passando para o meio virtual. Tal como é referido ao longo do trabalho, a poupança de recursos éessencial na actualidade. Principalmente no que concerne à redução de custos. Obter mais por menos é o mote para os Estados. Poupar recursos económicos através da diminuição de serviços que requerem presença física humana e apostando na disponibilização dos mesmos através da Web.

PORTAL DA EMPRESA


O Portal da Empresa (PE) é um sítio na Web que procura providenciar um canal decomunicação e relacionamento entre as empresas e a Administração Pública. Por outro lado, vem facilitar o acesso a informações detalhadas dirigidas às empresas, bem como permitir a resolução rápida e cómoda de diversas matérias burocráticas, sem a necessária deslocação pessoal aos serviços de atendimento ao público.
A grande particularidade do PE é que este disponibiliza a execução directade serviços: o sítio dispõe de redireccionamentos para os sites onde é possível concretizar diversas acções no momento, como, por exemplo, o registo de um nome ou patente e até criar uma empresa, reduzindo o tempo de materialização dos efeitos pretendidos. No fundo, é uma congregação de serviços num único espaço, facultando todas as ferramentas necessárias a quem detém ou pretender criar umaactividade empresarial.
Atendendo às diferentes áreas de gerência dos serviços disponibilizados, o site encontra-se dividido por quatro páginas principais, que simplificam a pesquisa pelos objectos pretendidos. Assim, encontramos um espaço de Criação, Gestão, Expansão e Extinção. Com funções diferentes, existem ainda as áreas Empresa Online e Loja da Empresa.


Criação:
Neste espaçoestão disponíveis, através de várias páginas secundárias, as informações essenciais à fundação de uma empresa, bem como a execução de acções que facilitam essa mesma iniciação à produção. Por aqui, o PE torna-se num meio simples e rápido de criação de actividades empresariais, providenciando todas as respostas às dúvidas mais frequentes e fornecendo um acesso directo aos serviços presentes...
tracking img