Porque a ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque a EAD cresce tanto?

A Educação a Distância (EAD) está em processo de expansão e a tendência é que cresça ainda mais. Um dos motivos que acelera o avanço desta modalidade de ensino é aapropriação das novas tecnologias e meios de comunicação, ferramentas essenciais para o desenvolvimento dos cursos. Flávio Iassuo Takakura, Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância daUniversidade Federal de Juiz de Fora (NEAD/UFJF) acredita, dentre outros fatores, que o crescimento está atrelado ao processo de democratização do acesso ao ensino superior por parte das instituições públicasem geral e em algumas privadas.

A Educação a Distância “contribui no desenvolvimento do interior, além disso possui uma metodologia de ensino-aprendizagem que representa um atrativo para os jovens,que sempre estão "antenados" em novas tecnologias”, avalia o coordenador. Através do uso das tecnologias na educação é possível "falar" a linguagem dos jovens, o que torna prazerosa a interação entremestres e alunos. Takakura ressalta que a expansão da EAD se deve, também, ao uso da educação como um produto mercantil, “algumas instituições privadas, não todas, utilizam a possibilidade de tercursos a baixo custo e, portanto, com maior rentabilidade, nessas universidades não há preocupação com a qualidade dos cursos”, alerta.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no mêspassado, as matrículas para os cursos no ensino superior a distância em 2007, no Brasil, cresceram 78%, 20 vezes mais do que nos presenciais e, o número de cursos nas instituições estaduais cresceu219%, nas privadas 66% e 47% nas federais . O NEAD foi estruturado em 2005 e já no final de 2006, após a implantação do Sistema UAB, o número de alunos, de cursos e de polos coordenados pelo NEADaumentou significativamente. No segundo semestre de 2008 o número de polos assistidos triplicou, passando de sete para 25, e o número de alunos de graduação e pós-graduação, hoje, soma aproximadamente...
tracking img