Escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Industrial
3. Mudanças na produção e no trabalho:
Denomina-se Revolução Industrial o conjunto de transformações ocorridas de modo geral na Europa ocidental, entre os séculos XVIII e XIX.Tais transformações relacionam-se diretamente com a substituição da produção artesanal e manufatureira – realização com a utilização de ferramentas – pela produção em serie ,realizada portrabalhadores assalariados com o uso predominante de maquinas.
A revolução industrial acelera o processo de produção e intensifica as relações capitalistas, tornando a relação trabalho e o lucro mais eficiente.Faz com que a população rural migre para a cidade para garantir maiores ganhos, provocando o crescimento dos centros urbanos. O trabalho manual, doméstico e artesanal se torna uma produção em massasem precedentes à custa de muita intensificação da exploração do trabalhador, que passa a trabalhar em longas jornadas.
Para a população inglesa gerou ao mesmo tempo uma prosperidade para uma parte dasociedade, mas também gerou uma grande exploração do trabalhador, mulheres e ate crianças, com intensas jornadas de trabalho. Alem de gerar grande pobreza pelos que foram excluídos desse sistema.Revolução industrial alem de disseminar ideais políticas, sociais e econômicos de anti absolutismo e liberalismo, influenciou revoluções em algumas colônias como a inconfidência mineira e a conjuraçãobaiana no Brasil. Alem disso, fez pressão nas metrópoles que monopolizavam colônias para abrirem seus mercados.
9. Consequências da revolução industrial.
- A Consolidação do Capitalismo 
Consolidação docapitalismo atingiu seu o mais alto grau pouco depois da 2ª Guerra Mundial, quando a vitalidade de suas indústrias contrastava com a desorganização geral da Europa, Japão. O Produto Nacional Bruto(PNB – soma dos valores gerados no país mais as rendas repatriadas, menos as remetidas) das cinco potências europeias e do Japão somados não atingiam o dos EUA.
- Surgimento da burguesia e proletariado...
tracking img